CBDS promove Copa Brasil de Futsal de Surdos 2024

CBDS promove Copa Brasil de Futsal de Surdos 2024

Entre os dias 01º e 03 de novembro, a cidade de São Luís (MA) receberá a Copa Brasil de Futsal de Surdos 2024. O evento nacional, realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), reunirá representantes de associações de todo o Brasil.


Considerado um dos maiores eventos do calendário do surdodesporto nacional, a Copa Brasil de Futsal de Surdos contará com a participação de 26 equipes, sendo 20 no masculino e 06 no feminino. 


Para a presidente da CBDS, Diana Kyosen, este é um evento muito importante para o desporto de surdos brasileiro e só é possível realizá-lo graças ao apoio do Governo Federal. “A Copa Brasil de Futsal de Surdos é um dos principais eventos nacionais realizados pela CBDS, porque reúne equipes de todo o Brasil, e sua realização só foi possível graças ao apoio do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte e da Secretaria Nacional do Paradesporto.”


O surdoatleta de Futsal e presidente da Federação Maranhense Desportiva dos Surdos (FMADS), André Sterfanno, também destaca a importância do campeonato. "Da mesma maneira que ocorrem as competições entre os ouvintes, mostramos que entre os surdos também é possível. Por isso, é uma via de desenvolvimento da inclusão e uma prova da capacidade de uma equidade entre surdos e ouvintes, além do incentivo ao esporte, à saúde e aos sonhos dos surdos", declarou.


Ele ressaltou ainda a escolha de São Luís para sediar o evento. "É a primeira vez que a Copa Brasil de Futsal ocorre no estado do Maranhão e isso é um marco histórico que traz maior visibilidade para nossa comunidade e nosso estado. Sempre sonhei em trazer a Copa para cá, para que as comunidades de surdos do Brasil pudessem conhecer São Luís. Também ficamos muito felizes com o apoio do Ministério do Esporte na aprovação do projeto, pois enfrentamos muitas barreiras na obtenção de recursos para projetos localmente. Encontrar no ministro [André] Fufuca uma empatia e preocupação com a inclusão das pessoas com deficiência nos deixa muito gratos e contentes", completa André.


A abertura será realizada na sexta-feira, dia 01º, a partir das 08h00, no Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho). Os jogos serão realizados nos ginásios Costa Rodrigues; Manoel Trajano; Paulo Leite; e Guioberto Alves, além do Castelinho.


O evento é realizado pela CBDS e conta com organização da Federação Maranhense de Desportos dos Surdos (FMADS/MA), além de apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, apoio do Governo do Estado do Maranhão e parceria com o ICOM-Libras.

Compartilhe esta postagem