CBDS e prefeitura de Hamamatsu assinam termo para aclimatação da delegação brasileira nas Surdolimpíadas de Tóquio

CBDS e prefeitura de Hamamatsu assinam termo para aclimatação da delegação brasileira nas Surdolimpíadas de Tóquio

Nesta segunda-feira, 15/07, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e a prefeitura de Hamamatsu assinaram o termo de parceria para a aclimatação da delegação brasileira na 25ª edição das Surdolimpíadas de Verão, evento internacional que será realizado em novembro de 2025, em Tóquio, no Japão.


Localizada a 260 quilômetros de Tóquio, Hamamatsu fica na província de Shizuoka. A cidade costeira fica em Honshu, principal ilha do Japão, recebeu as delegações olímpica e paralímpica do Brasil para a aclimatação nas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2021.

  

Crianças fizeram a interpretação do Hino Nacional em Libras, acompanhadas de Wilson Santos (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


 

A cerimônia foi realizada no CT Paralímpico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo (SP), e contou com a presença da presidente da CBDS, Diana Kyosen e do prefeito de Hamamatsu, Sr. Yusuke Nakano, além do presidente do CPB, Mizael Conrado.


"É uma alegria receber o prefeito de Hamamatsu  em nosso país para celebrar essa parceria. Quero agradecer especialmente ao CPB, na pessoa do presidente Mizael, por sempre apoiar o Surdodesporto e a inclusão dos surdoatletas. É maravilhoso ver o prefeito de Hamamatsu e sua equipe conosco, demonstrando o comprometimento com a cerimônia e a parceria cada vez mais forte, para a inclusão, não só no Brasil, mas no mundo inteiro", destacou Diana Kyosen. 


Antes da assinatura, Yohansson Nascimento e Diana Kyosen apresentaram a sede do CT Paralímpico ao prefeito Yusuke e ao Secretário Nacional do Paradesporto, Fabio Araujo (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


Durante a cerimônia, Diana lembrou ainda a visita que fez à cidade de Hamamatsu, em 2023. "Tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura de alto nível da cidade e fomos recebidos com muito carinho. Tenho certeza de que os surdoatletas vão se adaptar muito bem e amar a cidade."


Diana Kyosen durante discurso (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


Diana aproveitou para falar das dificuldades da CBDS e da constante busca por apoios, além de lembrar de uma grande conquista com a inclusão de 240 surdoatletas na Lei Geral do Esporte por meio do benefício do Bolsa Atleta. 


"Sabemos que a CBDS não possui recursos fixos, mas estamos buscando apoio do governo federal e do CPB para garantir a participação do Brasil nas Surdolimpíadas. Hoje é um dia especial, pois assinamos o termo de parceria com a prefeitura de Hamamatsu, fortalecendo a preparação para este importante evento e certamente iremos buscar os melhores resultados possíveis", completou Diana.


Os surdoatletas também participaram da cerimônia (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


Para o prefeito Yusuke Nakano, esse acordo assinado entre a CBDS e a prefeitura de Hamamatsu tem um grande significado para a cidade. "Nós temos procurado promover o esporte inclusivo para que todas as pessoas possam desfrutar, independentemente da idade, gênero ou existência ou não de deficiência, e dessa forma construir uma sociedade melhor para todos."


O prefeito lembrou que, em 2016, a cidade recebeu as delegações olímpica e paralímpica do Brasil. "Nossa experiência de receber 464 atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio se tornou nosso tesouro. Entre os brasileiros e os moradores da cidade, por meio do esporte, surgiram várias atividades de intercâmbio, e temos convicção de que isso tornou mais profunda a relação entre o Brasil e a cidade de Hamamatsu", declarou.


Yohansson Nascimento, Silvia Grecco, Diana Kyosen, Mizael Conrado, Yusuke Nakano, Fabio Araujo, Shimizu Toru e Yuki Kodera (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


Segundo o Sr. Yusuke, para as Surdolimpíadas de 2025, os cidadãos de Hamamatsu se unirão para apoiar os surdoatletas. "Vamos receber os surdoatletas com muita união para que eles possam colher os frutos do treinamento do dia a dia e alcançar bons resultados. Além disso, gostaríamos de criar oportunidades de interação não apenas com os cidadãos de Hamamatsu, mas também com os brasileiros residentes no Japão, e melhorar ainda mais o relacionamento entre as duas partes. Expresso minha profunda gratidão a todos os envolvidos e desejo de coração à CBDS sucesso", concluiu o prefeito.


Termo de parceria prevê aclimatação da delegação brasileira em Hamamatsu antes das Surdolimpíadas de 2025 (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


Grande parceiro da CBDS e do Surdodesporto brasileiro, o presidente do CPB, Mizael Conrado, falou da importância da aclimatação dos atletas antes de um grande torneio, elogiou a cidade de Hamamatsu e destacou o trabalho de Diana Kyosen à frente da confederação. "Vivemos momentos mais que especiais no Japão e Hamamatsu, desde o 1º momento, acolheu a delegação brasileira, fazendo com que todos se sentissem em casa. Agora, nossos irmãos da CBDS também terão seu grande desafio no Japão e Hamamatsu,mais uma vez, abre os braços para os atletas brasileiros, que certamente farão uma grande participação nesse evento tão importante. Quero cumprimentar também a Diana por todo seu trabalho e empenho. Sabemos da sua luta e das dificuldades que você enfrenta. Mas, com muita dedicação e seriedade, você vai superando um a um, levando o desporto de surdos do Brasil para todo o mundo, dando orgulho para nosso país. Desejo a todos um grande campeonato e que o povo brasileiro possa, mais uma vez, se orgulhar dos atletas com deficiência do nosso país", concluiu Mizael. 


Presente na cerimônia, o Cônsul Geral do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Sr. Shimizu Toru, parabenizou os envolvidos nesta importante parceria. "É uma grande alegria participar desse momento especial. Expresso minha gratidão pelo convite e respeito à cidade de Hamamatsu pelo intercâmbio. Certamente a cidade receberá os atletas de forma calorosa e isso será importante para o desempenho do Brasil na competição. Parabéns a todos que estão trabalhando na organização das Surdolimpíadas de Tóquio." 


Presente na cerimônia, o Secretário Nacional do Paradesporto, Fabio Araujo representou o Ministro do Esporte, André Fufuca. "Em nome do nosso ministro, agradeço pelo convite para participar deste importante evento e parabenizo a todos pela importante parceria firmada entre a CBDS e a cidade de Hamamatsu." 


O Secretário Nacional do Paradesporto, Fabio Araujo, representou o Ministro do Esporte na cerimônia(Foto: Lidiana Matos | CBDS)


Também participaram da solenidade os senhores Etsuo Ishikawa, Miyoshi Sugita e Hideo Matsuno, membros da delegação japonesa em visita ao Brasil; a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Silvia Grecco; o Vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Yohansson Nascimento; o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Yuki Kodera; a Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dika Vidal; e a Diretora de Projetos da Secretaria Municipal de Esporte de São Paulo, Fernanda Kesper, representando o Secretário Municipal de Esportes, Felipe Becari.  


Sobre CBDS

A CBDS é a entidade máxima do desporto de surdos no Brasil e conta com mais de 5 mil atletas filiados, além dos profissionais que compõem suas comissões técnicas. Prestes a completar  40 anos, a CBDS tem muitas conquistas para comemorar, afinal, são muitos anos de lutas e glórias, para promover o desenvolvimento das pessoas surdas por meio do esporte, garantindo uma visibilidade por parte da sociedade, do poder público e de órgãos internacionais sobre o Surdodesporto do Brasil.


CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO

Compartilhe esta postagem