Brasil faz campanha histórica e conquista medalhas com as seleções de futsal feminino e masculino na Winter Deaflympics

Brasil faz campanha histórica e conquista medalhas com as seleções de futsal feminino e masculino na Winter Deaflympics

A delegação brasileira fez história na 20ª edição da Winter Deaflympics (Surdolimpíadas de Inverno), em Erzurum, na Turquia. Pela primeira vez, o Brasil conquistou medalhas com as seleções de futsal feminino e masculino na competição, considerada uma das mais importantes do calendário do surdodesporto internacional.

Além disso, o Brasil foi o único país a conquistar medalhas no feminino e no masculino. "É uma emoção muito grande ver onde conseguimos chegar e poder mostrar para o mundo a força do desporto de surdos do nosso país. Já tivemos muitas conquistas importantes, mas essa é especial, porque as duas seleções de futsal chegaram ao pódio", destacou a presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen. 



A seleção feminina de futsal conquistou a medalha de prata (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


A primeira medalha do Brasil nas Surdolimpíadas de Inverno veio com a seleção feminina de futsal, que disputou a grande final contra a seleção da Espanha, que venceu a partida por 5 x 2. Com isso, a seleção feminina ficou em segundo lugar e conquistou a medalha de prata, após uma campanha inédita.

Durante o torneio, a seleção feminina, liderada pelo técnico Vanderlan da Silva, venceu o Japão (3 x 0); a Itália (5 x 0); a Irlanda (13 x 2); e a Grã-Bretanha (4 x 1). A equipe teve duas derrotas, ambas contra a seleção da Espanha. 

No feminino, o primeiro lugar ficou com a seleção da Espanha e o terceiro lugar com a seleção da Alemanha. 



A seleção masculina de futsal conquistou a medalha de bronze (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


A segunda medalha veio com a seleção masculina de futsal, que disputou o terceiro lugar contra a seleção da Espanha. Em uma partida emocionante, o Brasil deu um baile nos espanhóis em uma goleada de 8 x 4. Com isso, a seleção masculina ficou em terceiro lugar e conquistou a medalha de bronze, também com uma campanha inédita.

Durante o torneio, a seleção masculina, liderada pelo técnico Lúcio Cruz, venceu o Quênia por W.O; a República Tcheca (6 x 4); e a Tailândia (6 x 2). A equipe empatou com o Japão (1 x 1) e perdeu para o Irã.

No masculino, o primeiro lugar ficou com a seleção do Irã e o segundo lugar com a seleção do Japão.  

Todas as partidas das Surdolimpíadas de Inverno tiveram transmissão ao vivo e podem ser conferidas no YouTube do ICSD.


CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A GALERIA DE FOTOS
Crédito das fotos: Lidiana Matos | CBDS


20ª Winter Deaflympics

Considerado um dos principais eventos do calendário do surdodesporto mundial, a Winter Deaflympics é realizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) e reuniu mais de 600 atletas surdos, representantes de 36 países, em Erzurum, na Turquia, entre os dias 2 e 12 de março.

O Brasil participou do evento com sua maior delegação, composta por 48 pessoas, entre atletas, comissão técnica e dirigentes da CBDS.  

Ao todo, foram disputadas seis modalidades esportivas: Curling, Esqui Alpino, Esqui Cross Country, Futsal, Snowboard e Xadrez. O Brasil teve representantes em duas delas: Futsal (Feminino e Masculino) e Xadrez. 

Compartilhe esta postagem