Brasil celebra o sucesso da 1ª edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda
Um evento grandioso, que reuniu mais de 220 surdoatletas de 16 países no Brasil, os Jogos Mundiais da Juventude Surda 2024 vão ficar para a história do Surdodesporto. O evento internacional foi realizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).
Com uma delegação formada por 19 integrantes, sendo 11 surdoatletas e 8 membros de comissão técnica e delegados, o Brasil terminou a competição com 3 medalhas: 1 bronze e 2 pratas, conquistadas no Badminton.
Atletas do Badminton no pódio do Mundial (Foto: Lidiana Matos | CBDS)
Na noite da sexta-feira, 19/1, aconteceu a cerimônia de encerramento, que lotou as arquibancadas, reunindo centenas de pessoas que fizeram questão de prestigiar o evento para acompanhar a entrega das medalhas aos surdoatletas e a uma apresentação que enalteceu todos os países participantes.
As medalhas do Mundial (Foto: Lidiana Matos | CBDS)
Durante a cerimônia, a presidente da CBDS, Diana Kyosen, disse estar muito feliz pelo sucesso do evento. "Hoje estamos encerrando esse evento grandioso com um sentimento de que vai deixar saudades. Eu gostaria muito de agradecer ao ICSD, ao presidente do OC, a toda equipe que trabalhou neste evento maravilhoso e a todos que estão aqui. Também gostaria de agradecer às delegações de todos países que vieram ao Brasil para a 1ª edição do evento, que foi importante e deu grande visibilidade para o Surdodesporto do Brasil e do mundo. Como membro da Comissão Mulheres no Esporte do ICSD, peço aos surdoatletas que continuem treinando e que seus técnicos sigam incentivando vocês para que possam crescer cada vez mais. Também quero fazer um agradecimento especial ao presidente do CPB, Mizael Conrado, que é um grande amigo e parceiro da CBDS, e estendo o agradecimento à equipe do CPB, que nos tratou muito bem durante todo o evento. Desejo que todos voltem bem para seus países e até breve."
A presidente da CBDS, Diana Kyosen (Foto: Lidiana Matos | CBDS)
O presidente do Comitê Organizador da 1ª edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda, Paulo Vieira, também fez seus agradecimentos. "Como presidente do OC, quero agradecer ao ICSD e CPB pela parceria neste evento, que foi maravilhoso. Também agradeço às equipes de voluntários, de mídia, de intérpretes e todos que participaram. Trabalhamos muito para fazer esse evento e estou muito feliz pelo sucesso. Vi os surdoatletas disputando com garra e muito felizes por fazerem parte desse momento histórico para o Surdodesporto. Sigam treinando cada vez mais e vocês irão alcançar seus objetivos. Que Deus abençoe a todos, um grande abraço."
O presidente do OC dos Jogos Mundiais da Juventude Surda, Paulo Vieira (Foto: Lidiana Matos | CBDS)
Em seu discurso, a presidente da Comissão de Atletas do ICSD, Katrin Neudolt, parabenizou todos pela realização do evento. "Ver todos aqui empenhados nesse trabalho, desde que começou, pra lançar o evento aqui no Brasil, me faz lembrar de 100 anos atrás, quando aconteceu a 1ª Deaflympics. Agora, nós estamos aqui na 1ª edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda, Isso é muito importante pra gente continuar esse movimento. Certamente foi um grande aprendizado para todos nós que vivenciamos essa experiência enriquecedora e espero que isso continue”, declarou Katrin.
Os diretores das comissões de esportes Tadhg Slattery (Natação), Jurgen Endress (Basquete), Martin Bogard (Badminton) e Thomas Goepfert (Atletismo), com Katrin Neudolt, Yutaka Osugi, Paulo Vieira e Diana Kyosen (Foto: Lidiana Matos | CBDS)
O vice-presidente do ICSD, Yutaka Osugi, encerrou oficialmente o evento. “Esse evento, realizado aqui no Brasil, foi realmente muito interessante e muito especial. Parabéns a todos.”
Diana Kyosen recebe a bandeira do ICSD das mãos das crianças e repassa a Yutaka Osugi (Foto: Lidiana Matos | CBDS)
Ao final da cerimônia, Taipei Chinesa foi anunciada como país-sede da 2ª edição do evento, que será realizada em 2027.
Registramos aqui nosso agradecimento especial à madrinha dos Jogos Mundiais da Juventude Surda, Michele Bolsonaro, por todo apoio que ela presta à comunidade surda e aos projetos da CBDS.
Confira os destaques do 3º dia do evento
No Atletismo, os brasileiros Charles Thomas e Cristiano Gonçalves disputaram as eliminatórias e não se classificaram para a final nos 400m masculino. No feminino, as brasileiras Evillyn de Oliveira e Bianca Oliva disputaram a final do salto em distância. Evillyn ficou na 4ª colocação, enquanto Bianca terminou em 5º lugar.
As equipes de Basquete no pódio (Foto: Lidiana Matos | CBDS)
No Basquete 3x3, o Brasil perdeu de 22 x 2 para a equipe da Polônia e de 21 a 2 para Taipei Chinesa, terminando o torneio em 4º lugar. Como a equipe de Taipei Chinesa perdeu para a Itália por 18 x 3, terminou em 3º lugar. Na final, a Polônia conquistou o ouro após vencer a final contra a Itália, que ficou com a prata, por 21 x 7. No sábado, 20/1, foram realizadas atividades amistosas nas modalidades Atletismo, Basquete e Natação, com a participação de surdoatletas e membros da equipe técnica dos países participantes do evento.
Jogos Mundiais da Juventude Surda
Realizado na sede do Centro de Treinamento (CT) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo (SP), o evento reuniu surdoatletas com idade entre 14 e 18 anos, de 16 países (África do Sul; Alemanha; Áustria; Brasil; Cazaquistão; Chipre; Grécia; Hungria; Irlanda; Itália; Japão; Letônia; México; Polônia; Taipei Chinesa; e Venezuela), entre os dias 16 e 19 de janeiro.
Para a realização dos Jogos Mundiais da Juventude Surda 2024 a CBDS e o ICSD contam com o apoio do CPB e do ICOM-Libras.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O ÁLBUM DE FOTOS