Federação de São Paulo é a grande campeã da 4ª Surdolimpíada Nacional da CBDS

Federação de São Paulo é a grande campeã da 4ª Surdolimpíada Nacional da CBDS

No último fim de semana, dias 2 e 3 de dezembro, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) realizou a 4ª Surdolimpíada Nacional, maior evento do calendário nacional do surdodesporto brasileiro.

E a cidade de Londrina, no interior do Paraná, foi escolhida para sediar o evento, que reuniu mais de 300 atletas e membros de comissão técnica, de 17 federações brasileiras. 


Para a presidente da CBDS, Diana Kyosen, realizar a Surdolimpíada em sua cidade natal é um momento muito especial. “Esse evento é um dos mais importantes do calendário do surdodesporto brasileiro porque, a partir dele, teremos os destaques que poderão representar nosso país nos torneios internacionais. E poder trazer o surdodesporto à cidade onde eu nasci é muito bom." 


Diana aproveitou ainda para agradecer a parceria das federações e dos surdoatletas, por participarem do evento, além da deputada federal Luísa Canziani, que destinou verba, por meio de uma emenda parlamentar, para a realização do evento. Ela também destacou a importância dos apoiadores: Ministério do Esporte; Secretaria Nacional do Paradesporto; Prefeitura de Londrina; Federação Desportiva de Surdos do Paraná (FDSP); e ICOM-Libras.


"Receber tantos apoios importantes me faz ter a certeza de que estamos no caminho certo para garantir a inclusão das pessoas surdas por meio do esporte e para ampliar a visibilidade ao surdodesporto, fazendo com que as pessoas conheçam a força dos nossos surdoatletas”, declarou Diana.


A cerimônia de abertura da Surdolimpíada Nacional, realizada na manhã do sábado, no Ginásio de Esportes Moringão, reuniu diversas autoridades, entre elas o secretário nacional do paradesporto, Fábio de Araújo; os deputados federais Diego Garcia e Luísa Canziani; e o presidente da Federação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido; além de Doralice Dias, ex-professora de Diana Kyosen no Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES). 


Presente na cerimônia, a deputada Luísa Canziani falou sobre a alegria de receber, em sua cidade, o maior evento do calendário do surdodesporto brasileiro. "É uma alegria muito grande receber esse evento e tantos surdoatletas em nossa cidade. Nos sentimos honrados por sediar a 4ª Surdolimpiada Nacional e tenho certeza que esse evento será um sucesso. Eu acredito muito no esporte, porque sei que o esporte transforma vidas. Por isso, temos que dar apoio ao surdodesporto. Sabemos Eu conheço o trabalho da Diana, presidente da CBDS, e sei o quanto ela se dedica e luta em defesa do surdodesporto. Obrigada CBDS por realizar esse trabalho tão importante para a nossa sociedade."


Para Marcelo Oguido, o apoio da Prefeitura de Londrina ao surdodesporto é muito importante para a cidade. “Para o surdodesporto, ter esse incentivo é primordial, por ser uma prática que cresce cada vez mais. A FEL tem esse compromisso, e ficamos felizes em poder receber todas essas equipes, vindas de diferentes estados, para serem muito bem recebidas em nosso município."


Após a cerimônia de abertura, o secretário nacional do paradesporto acompanhou a presidente da CBDS em alguns locais onde o evento estava sendo realizado. Para ele, o apoio do Ministério do Esporte à CBDS é primordial para fortalecer o surdodesporto brasileiro. "É a minha primeira participação em uma Surdolimpíada Nacional e estou muito feliz por prestigiar esse grande evento, que servirá para a seleção de beneficiados pelo programa bolsa atleta, do Governo Federal. Estou muito feliz, e falo em nome do ministro André Fufuca, que teve muita sensibilidade em apoiar esse evento e que está empenhado em focar nas modalidades surdolímpicas." 


Destaques da Surdolimpíada 2023

A Federação Desportiva dos Surdos do Estado de São Paulo (FDSESP) foi a grande campeã da 4ª edição da Surdolimpíada Nacional, com 35 medalhas: 20 de ouro, 8 de prata e 7 de bronze. O 2º lugar ficou com a Federação Pernambucana Desportiva de Surdos (FPEDS), com 10 medalhas: 9 de ouro e 1 de prata. Já o 3º lugar ficou com a Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro (FDSERJ), com 12 medalhas: 4 de ouro, 2 de prata e 6 de bronze.


Confira, a seguir, o ranking completo de medalhas:

Nesta edição, foram disputadas 10 modalidades. São elas: Atletismo; Badminton; Boliche; Mountain Bike; Natação; Judô; Karatê; Taekwondo; Tênis de Mesa; e Xadrez. 


Conheça os campeões de cada uma delas:


*As medalhas destacadas em vermelho não foram contabilizadas no quadro geral.


Circuito Nacional de Vôlei de Praia

Durante o fim de semana, a cidade de Londrina também recebeu a 3ª edição do Circuito Nacional de Vôlei de Praia. Confira os vencedores:

Masculino 

1º lugar - Toribio Malagodi (RS) e Felipe Neto (RS)

2º lugar - Alexandre Couto (RS) e Álvaro Salgado (RS)

3º lugar - Lincoln Marcio (DF) e Mendelson Norberto (DF)


Feminino

lugar - Isis Bortoluzzi (RS) e Eduarda Santi (PR)

2º lugar - Iara Rodrigues (PR) e Francine Ulson (DF)

3º lugar - Elizabeth Borges (PR) e Julia Quadros (PB)

Compartilhe esta postagem