Seleção Feminina do Brasil estreia no Mundial de Futsal de Surdos com goleada
Nesta quinta-feira (9/11), aconteceu a abertura oficial da 5ª edição do Campeonato Mundial de Futsal de Surdos, evento internacional realizado em São José dos Campos (SP), pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) em parceria com o Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD).
A cerimônia de abertura reuniu mais de 400 surdoatletas e membros de comissões técnicas, de 16 países. São eles: Alemanha, Argentina, Brasil, Bulgária, Dinamarca, Inglaterra, Irã, Irlanda, Japão, Kuwait, Paraguai, República Tcheca, Suécia, Suíça, Tailândia e Trindade e Tobago, que somam 20 equipes, sendo 6 no Feminino e 14 no Masculino.
Realizado desde 2007, o Mundial de Futsal de Surdos chega ao Brasil, em sua 5ª edição, o que mostra o reconhecimento ao trabalho que a CBDS vem realizando em prol do desenvolvimento dos surdoatletas, movimento que ganhou visibilidade em todo o mundo.
Para o Mundial, que será realizado até o dia 18/11, a CBDS conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e do ICOM-Libras.
Brasil estreia com goleada contra a Argentina
Atuais campeãs mundiais, as jogadoras da seleção brasileira estrearam com uma goleada de 8 x 1 sobre a seleção argentina. Foram 3 gols de Suzana Alves, 2 gols de Stefany Krebs, 1 gol de Vanderleia Barbosa, 1 gol de Ângela Braga e 1 gol da goleira Vaneza Wons.
Evento reúne atletas de 16 países em São José dos Campos (Foto: Lidiana Matos | CBDS)
Outro destaque da partida ficou com a jogadora Paloma Marinho, que nasceu em São José dos Campos. "Essa é a primeira vez que eu participo de um campeonato internacional. E ter a minha mãe, familiares e amigos assistindo me deixa muito feliz e emocionada", declarou a atleta, após a goleada.
Com a vitória, as meninas deram o 1º passo para a conquista do bicampeonato. Em 2019, a Seleção Feminina da CBDS foi a campeã da 4ª edição do Mundial, na Suíça, em uma campanha com 100% de aproveitamento.
A Seleção Brasileira estreou contra a Seleção da Argentina (Foto: Lidiana Matos | CBDS)
Além disso, as atletas brasileiras Laelen Brizola e Stefany Krebs ganharam, respectivamente, os prêmios de melhor jogadora do Mundial e melhor jogadora sub 21 da competição.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A GALERIA DE FOTOS
A transmissão dos jogos será feita no Canal da CBDS no Youtube.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A TABELA DE JOGOS