Brasil sedia 6º Campeonato Mundial de Badminton de Surdos

Brasil sedia 6º Campeonato Mundial de Badminton de Surdos

Entre os dias 14 e 25 de julho de 2023, a cidade de Pará de Minas (MG), recebe a 6ª edição do Campeonato Mundial de Badminton de Surdos.


O evento, realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), em parceria com o Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), reúne atletas de 21 países. São eles: Alemanha; Áustria; Brasil; Canadá; Cazaquistão; Chipre, Coreia; Dinamarca; Eslováquia; Espanha; Estados Unidos; França; Índia; Japão; Lituânia; Malásia; Suíça; Tailândia; Taipei Chinesa; Turquia; e Ucrânia. 


O campeonato tem apoio da Prefeitura de Pará de Minas; da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd); da Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS); da Associação de Surdos de Pará de Minas (ASPAM); e dos patrocinadores: Sicredi, Zinzane, Pará Cópias, HNT, Dainavox e Physio Clínica de Fisioterapia.


Equipes de 21 países disputam o mundial no Brasil (Foto: Lidiana Matos)


Time Brasil de Badminton de Surdos 

Para o mundial, o Time Brasil terá 6 surdoatletas que irão disputar na categoria adulto. São eles: Amanda Sanches (São Paulo); Cauã da Silva (São Paulo); Gabriel Hovelacque (Minas Gerais); Geiza de Oliveira (São Paulo); Leonardo Manuel (Pernambuco); e Renata Faustino (Rio de Janeiro).


Renata Faustino, do Brasil, estreou com vitória (Foto: Lidiana Matos) 


A estreia do Brasil foi contra Taipei Chinesa, nas categorias Dupla Mista, com os atletas Geiza e Cauã; Individual Feminino, com Renata Faustino; Dupla Feminino, com Geiza e Renata; e Dupla Masculino, com Gabriel e Leonardo. No sábado, 15/7, os atletas do Brasil enfrentaram a equipe da França. 


Abertura oficial

A cerimônia de abertura do evento reuniu autoridades na noite da sexta-feira, 14/7, na Praça de Esportes de Pará de Minas, local onde os jogos estão sendo realizados.



Evento reuniu autoridades na Praça de Esportes (Foto: Lidiana Matos)


Durante a cerimônia, a presidente da CBDS, Diana Kyosen, falou sobre a importância da realização deste evento no Brasil. "Estamos vivenciando um momento de muita emoção, pois não foi fácil trazer um evento como esse para a cidade de Pará de Minas, pois envolve muitas parcerias, com a prefeitura, instituições, empresas. Além da visibilidade para a cidade, o evento também mostra que as pessoas surdas têm a mesma capacidade que as pessoas ouvintes."


O evento contou com a presença do membro do ICSD, Mark Kusiak; do diretor de Badminton do ICSD, Martin Bogard; do presidente do CBBd, José Roberto Santini Campos; do prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz; e do vice-prefeito e secretário, de Esportes, Paulo Francisdale; entre outras autoridades.

Compartilhe esta postagem