CBDS marca presença na reunião do Conselho Nacional do Esporte

CBDS marca presença na reunião do Conselho Nacional do Esporte

Nesta quinta-feira, dia 25 de maio de 2023, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) participou da 56ª reunião do Conselho Nacional do Esporte (CNE). Esta foi a 1ª reunião dos membros do conselho após a recriação do Ministério do Esporte (MEsp).


Na ocasião, a CBDS foi representada por sua presidente, Diana Kyosen, que foi a 1ª representante surda a conquistar uma cadeira como membro do conselho. O assessor da presidência da CBDS, Rodrigo Rocha Malta, é o suplente de Diana.


O clima da reunião, realizada no edifício sede da pasta, foi de satisfação e esperança. A meta é que as novas diretrizes do esporte nacional sejam tornadas políticas públicas, com a aprovação do Poder Legislativo.


Representando mais de cinco mil atletas em todo o Brasil, a presidente da CBDS, Diana Kyosen, disse que percebe no âmbito do CNE e do MEsp a preocupação de trabalhar pela igualdade entre as pessoas e a inclusão de todos. “Sentimo-nos representados nas discussões de uso dos espaços, de acessibilidade, na Lei Geral do Esporte, em que está incluída a categoria surdolímpica. Percebemos que estamos caminhando, com trocas muito produtivas e isso é muito importante”, explicou a presidente.


Para Diana, sua participação no conselho é um marco para o desporto de surdos do Brasil. "Poder representar os surdoatletas neste conselho tão importante é grandioso porque sei da força do esporte na vida das pessoas. O esporte me deu muitas conquistas e oportunidades e sei que, por meio do CNE, poderemos garantir que os milhares de atletas surdos brasileiros possam ser reconhecidos por sua dedicação e conquistas."


Comissão Nacional do Esporte

O novo Conselho Nacional do Esporte estabelecerá as diretrizes de uso do Fundo Nacional do Esporte e como fiscalizá-lo. O CNE é composto por 36 membros, com 18 representantes de governo, pelo menos um representante do Senado, um da Câmara, um do Ministério da Defesa, três dos estados e três dos municípios. Os demais 18 representantes são da sociedade civil.


Na abertura do evento, a ministra do Esporte, Ana Moser, agradeceu a presença de todos e falou da importância do momento. 


“É com muita alegria e satisfação que reabrimos os trabalhos do Conselho Nacional de Esporte, com o ministério reaberto. Estamos aqui para aprofundar cada vez mais as discussões que permeiam o esporte brasileiro, seja escolar, prática desportiva, atletas. Estamos aqui para que, junto ao nosso Sistema Nacional do Esporte e do plano anual, possamos capilarizar as políticas públicas que sairão daqui para a ponta, para estados e municípios”, declarou a ministra Ana Moser, ao abrir a reunião.


A ministra citou ainda o programa 'Esporte para a vida', que é uma das ações a serem desenvolvidas dentro da Rede Nacional de Desenvolvimento do Esporte para compor o Plano Plurianual 2014-2017. O plano ou PPA é um documento, previsto na Constituição, elaborado de quatro em quatro anos, que define metas, diretrizes e programas do governo para o período. 


Neste ano, foi criada a plataforma Brasil Participativo, aberta para a população, instituições, associações cidadãs e cidadãos comuns, que podem enviar propostas e sugestões para decidir os rumos e as prioridades do esporte no Brasil pelos próximos quatro anos.


“A nossa meta é promover o acesso da população ao esporte e à atividade física ao longo da vida, por meio do Sistema Nacional de Esporte, em espaços apropriados e acessíveis, que contemplem as dimensões de lazer, educacional, amadora e de alto desempenho, garantindo diversidade, inclusão social e qualidade de vida, em consonância com os valores do esporte”, enfatizou a ministra.


Discussões em torno da Lei Geral do Esporte, combate ao racismo e a promoção de esportes indígenas, entre outros temas, também fizeram parte das discussões do conselho.


Representatividade surda

Durante a reunião, a presidente da CBDS aproveitou ainda para agradecer a volta do Ministério do Esporte e reconheceu a importância da pasta. "Acredito que o MEsp valoriza a igualdade e a inclusão social. Segundo o IBGE, no Brasil existem mais de 10 milhões de pessoas surdas. Por isso, a importância do olhar e da ajuda aos surdoatletas brasileiros, que foram excluídos, por muitos anos. Peço um olhar da ministra para a valorização da diversidade no esporte, em especial, às pessoas surdas, desde a base até o alto rendimento", completou.


Diana disse ainda que a CBDS espera que o MEsp apoie o desporto de surdos. "Temos um calendário de eventos nacionais e internacionais. Estamos felizes pela abertura dada pelo MEsp aos nossos projetos. Desde a posse da ministra Ana Moser tivemos alguns encontros, e agradeço pelo diálogo e transparência. Somos como uma família e vamos juntos discutir e construir um futuro melhor para os atletas surdos do Brasil."


A presidente da CBDS também agradeceu a importante parceria com as Loterias Caixa, responsável por uma importante evolução do desporto de surdos e por ter dado visibilidade. "Graças a essa parceria com as Loterias Caixa pudemos criar um projeto piloto das escolinhas de esportes e das clínicas esportivas, que foram um grande sucesso, principalmente para promover a inclusão de crianças surdas. Obrigada ministra Ana Moser pela abertura ao desporto de surdos", concluiu Diana. 


Também participaram da reunião Marta Sobral, secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho; Adriana Taboza, presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem; Sérgio Godim Simão, da Secretaria Nacional do Paradesporto; Ricardo Lima, da Confederação Brasileira de Futebol; Robson Aguiar, da Confederação Brasileira de Desporto Escolar; Roberto Rossato, representante da Comissão Desportiva Militar Brasileira; Rafael Lane, do Atletas pelo Brasil; Maurício Fernandez, da Organização Nacional das Entidades de Desporto; Cláudio Boschi, do Conselho Federal de Educação Física; Yohansson do Nascimento, do Comitê Paralímpico Brasileiro; Luciano Hostins, do Comitê Olímpico Brasileiro; e Dênis Rodrigues da Silva, chefe de Assessoria de Participação Social e Diversidade.


Com informações da Assessoria de Comunicação Social – MEsp

Compartilhe esta postagem