Associação de Formosa é a grande campeã da Copa Centro-Oeste de Futsal 2023

Associação de Formosa é a grande campeã da Copa Centro-Oeste de Futsal 2023

A Associação Educacional e Desportiva dos Surdos de Formosa (AEDSF/GO) foi a grande campeã da Copa Centro-Oeste de Futsal de Surdos 2023. Realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), na cidade de Cuiabá (MT), o evento reuniu surdoatletas de nove associações no fim de semana, dias 11 e 12 de março. 


2º lugar: ASGNS/GO e 3º lugar: ASC/MT (Fotos: Divulgação | CBDS) 


O 2º lugar ficou com a Associação dos Surdos de Goianesia (ASGNS/GO), seguida pela equipe da Associação dos Surdos de Cuiabá (ASC/MT), que ficou em 3º lugar. 


A presidente da CBDS, Diana Kyosen, com Jefferson Neves, secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso  (Foto: Divulgação | CBDS)


“Realizamos mais um evento incrível, que mostrou a qualidade dos nossos surdoatletas e a força das associações do Centro-Oeste. Agradecemos a parceria e o apoio da Prefeitura de Cuiabá, do Governo do Estado do Mato Grosso, da equipe da ASC/MT) e da Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso (FDSMT), que não mediram esforços para garantir um evento grandioso", destaca a presidente da CBDS, Diana Kyosen.   


Outro marco do evento foi a participação do árbitro profissional Dionilton Gomes, que é surdo. Foi a primeira vez que um árbitro profissional surdo apitou um evento da CBDS.


"Foi incrível conhecer o Dionilton e ficamos muito felizes por contar com a participação dele no nosso evento. Esperamos que ele possa estar conosco em outros torneios, pois isso garante a valorização do profissional surdo em nossos eventos", completou Diana.


A abertura da  Copa Centro-Oeste de Futsal de Surdos contou com a presença de Jefferson Neves, secretário de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) de Mato Grosso e do ex-atleta de Judô da seleção brasileira, David Moura, atual subsecretário da SECEL.


A equipe da CBDS com o ex-atleta do Judô da seleção brasileira, David Moura, atual subsecretário de Cultura, Esportes e Lazer do Mato Grosso (Foto: Divulgação | CBDS)


Na ocasião, a presidente da CBDS teve a oportunidade de apresentar alguns projetos da entidade e iniciou as tratativas para novos eventos, que deverão ser realizados em parceria com o Governo do Mato Grosso.  

Destaques individuais foram premiados

O evento contou com a premiação individual dos atletas que se destacaram no evento. Entre eles está o surdoatleta Marlon Cesar dos Santos, camisa 10 da ASGNS/GO, artilheiro do campeonato.


Os destaques da Copa Centro-Oeste de Futsal 2023: Johnes Roger, melhor jogador; Marlon Cesar, artilheiro; e Everton, melhor goleiro (Fotos: Divulgação | CBDS)


A equipe da AEDSF/GO ficou com os outros dois destaques do campeonato. O camisa 9, Johnes Roger dos Santos Alves, foi escolhido como o melhor jogador, enquanto Everton Carpegiane Negreiros Oliveira conquistou o prêmio de melhor goleiro.   

Para a realização do evento, a CBDS contou com o apoio da Associação de Surdos de Cuiabá (ASC) e da Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso (FDSMT), na organização, além do apoio das secretarias de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) e de Assistência Social e Cidadania (SETASC) de Mato Grosso, da Central de Intermediação em Libras (CIL) e da Água Lebrinha.

Compartilhe esta postagem