CBDS realiza visita ao Consulado do Japão

CBDS realiza visita ao Consulado do Japão

Em novembro de 2022, a presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen, participou de uma solenidade de assinatura do termo de parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a cidade japonesa de Hamamatsu.


Na ocasião, a CBDS recebeu o apoio do presidente do CPB, Mizael Conrado, do prefeito da cidade de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki e da  vice-cônsul do Japão, Akiko Kikuchi, para garantir a participação do Brasil na próxima edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Verão), que será realizada em novembro de 2025, em Tóquio.


Desde então, Diana vem articulando uma visita ao Consulado do Japão em São Paulo, que aconteceu na última semana, quando a equipe da CBDS foi recebida pela senhora Akiko Kikuchi. 


Diana com o presidente do CPB, Mizael Conrado e o prefeito da cidade de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki (Foto: Divulgação | CBDS)

Acompanhada do coordenador das escolinhas de esportes, Paulo Vieira e das assessoras de diretoria Larissa Matos e Gabriela Couto, Diana falou sobre os projetos da CBDS, eventos nacionais,  pediu ajuda ao consulado para expandir a visibilidade do desporto de surdos junto à comunidade japonesa, e reforçou o pedido de apoio para ações em prol do desporto de surdos brasileiro. 


Além disso, Diana também pediu o apoio para viabilizar a viagem de uma pequena comitiva da CBDS ao Japão para uma visita técnica para a 25ª Summer Deaflympics. 


“Ficamos felizes com a receptividade da vice-cônsul. Tivemos uma conversa muito produtiva e esperamos poder fazer, em breve, uma visita técnica ao Japão, onde esperamos conhecer a cidade de Hamamatsu, onde a seleção brasileira deverá permanecer durante a aclimatação, além dos locais onde os Jogos serão realizados, em Tóquio. Vamos trabalhar para levar a melhor delegação da história da CBDS neste evento”, declarou Diana.


Durante o encontro, a presidente da CBDS recebeu, das mãos da vice-cônsul, a doação de 25 exemplares de calendários do Japão, com fotos de paisagens e imagens que remetem à cultura japonesa. Os calendários serão doados para instituições que atendem a comunidade surda, em São Paulo.





Compartilhe esta postagem