Dirigentes da CBDS se destacam em órgãos internacionais

Dirigentes da CBDS se destacam em órgãos internacionais

Neste ano,  a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) completou 38 anos de existência. E uma das marcas desta gestão envolve o desenvolvimento dos surdos por meio do esporte e a visibilidade, nunca antes vista, por parte da sociedade, poder público e órgãos internacionais.


Entidade máxima do desporto de surdos no Brasil, a CBDS conta com mais de 5 mil atletas filiados e, atualmente, vê seus dirigentes integrando órgãos internacionais, como a presidente, Diana Kyosen, nomeada para compor a Comissão de Mulheres no Esporte do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD).


Em novembro, seis brasileiros, membros da CBDS, foram eleitos para compor a diretoria e a presidência da Organização Pan-americana Desportiva de Surdos (PANAMDES) e da Confederação Sul-americana Desportiva de Surdos (CONSUDES), durante congressos realizados em Buenos Aires, na Argentina.


O brasileiro Rodrigo Malta foi eleito presidente da CONSUDES (Foto: Divulgação | CBDS)

 

Ex-presidente da CBDS e assessor da presidência, o brasileiro Rodrigo Malta foi eleito presidente da CONSUDES. A nova presidência, eleita por unanimidade, tomou posse e convidou os demais membros, que aceitaram os convites e também foram empossados. Com isso, a nova presidência e diretoria da CONSUDES será formada por: Juan Carlos Castiglia, da Argentina (1º vice-presidente), Luz Mary Quintero, da Colômbia (2º vice-presidente) e Maria Cristina Mongelos, do Paraguai (diretora administrativa).  


Outros dois brasileiros também irão compor a diretoria da CONSUDES. São eles Josélio Nunes Coelho, eleito diretor financeiro e Gustavo Horst, eleito diretor de esportes.


A coordenadora de eventos internacionais da CBDS, Ana Lucia Lazaro foi eleita vice-presidente da PANAMDES. Já o diretor de esportes, Igor Valério, foi eleito diretor esportivo da PANAMDES.


O brasileiro Clesio da Cruz Alves também foi eleito como tesoureiro interino da PANAMDES, até a próxima assembleia.


“Eu senti um orgulho muito grande ao ver nossos parceiros Rodrigo, Ana Lucia, Igor, Josélio, Gustavo e Clécio, que são brasileiros, eleitos para as diretorias dessas importantes instituições internacionais. São três brasileiros na PANAMDES e mais três na CONSUDES. Isso significa que os países acreditam no desempenho dos brasileiros. Eu, como presidente da CBDS, fico orgulhosa, porque isso dá visibilidade para nossa entidade, e também desejo que Deus abençoe a todos eles em suas novas funções”, destaca Diana Kyosen.


A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio das Loterias CAIXA e do Governo Federal.

Compartilhe esta postagem