Diana Kyosen é nomeada para a Comissão de Mulheres no Esporte do Comitê Internacional de Esportes para Surdos

Diana Kyosen é nomeada para a Comissão de Mulheres no Esporte do Comitê Internacional de Esportes para Surdos

Nesta semana, a presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen, foi nomeada para compor a Comissão de Mulheres no Esporte (CME) do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD). 


“Sei bem quais são os benefícios que o esporte pode promover na vida das pessoas e, como presidente da CBDS, tenho trabalhado para garantir a inclusão e o desenvolvimento dos surdos por meio do esporte. Quero que nossos atletas tenham condições e sejam reconhecidos. Por isso, compor essa comissão e representar o Brasil e a América do Sul nesta comissão internacional é uma grande honra e o reconhecimento do meu trabalho”, declarou Diana, ao comemorar a nomeação.


A comissão foi criada pelo Conselho Executivo do ICSD, durante reunião realizada nos dias 8 e 9 de dezembro, em Lausanne, na Suíça. Além de Diana Kyosen, do Brasil, também foram nomeadas as ex-atletas ​​Marina Dzougoutov, dos Estados Unidos; Ya-Ju Kao, de Taipei; Miriam Adhiambo Opondo, do Quênia; Paula Ortuzar, do Chile; Ina Desiree Roine, da Noruega; e Alexandra Polivanchuk, da Suécia. 

Na ocasião das nomeações, a ex-nadadora sueca Alexandra Polivanchuk foi anunciada como presidente da CME. Ela, que esteve em três edições da Deaflympics, é reconhecida por vários recordes mundiais e nacionais de natação para surdos.


Sobre Diana Kyosen

Ex-atleta de futsal da Seleção Brasileira, Diana Kyosen conquistou, em 2015, o vice-campeonato mundial, em Bangkok (Tailândia) e tem no esporte sua paixão. 


Com um mandato marcado por grandes conquistas, Diana Kyosen é a primeira representante da CBDS e primeira surda a integrar o Conselho Nacional do Esporte, desde sua criação, em 1984.


Criado em 2002, o Conselho Nacional do Esporte é formado por representantes do Executivo e das principais entidades esportivas do País, como o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Comissão Desportiva Militar Brasileira (CDMB), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, desde 2020, a CBDS, entre outras.


A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio do Governo Federal e das Loterias CAIXA.

Compartilhe esta postagem