CBDS espera ampliar Escolinhas de Esportes em 2023

CBDS espera ampliar Escolinhas de Esportes em 2023

Iniciadas no primeiro semestre, as Escolinhas de Esportes da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) vêm beneficiando crianças e jovens surdos de São Paulo (SP). 


Atualmente, as atividades são realizadas com cerca de 70 alunos, graças ao patrocínio das Loterias Caixa e parceria com o Instituto Santa Teresinha e a Derdic, onde as aulas são realizadas.


Segundo o coordenador das Escolinhas de Esportes, Paulo Vieira, além de promover recreação para as crianças, as atividades das Escolinhas são uma fonte de novos talentos. “Eu tenho acompanhado as atividades e vejo que as Escolinhas serão importantes para descobrirmos novos talentos que irão formar as nossas seleções. Além disso, também já é perceptível ver a evolução por parte dos alunos, desde que iniciaram as atividades”, comemora. 


Reunião com o presidente da FDSERJ (Imagem: Reprodução | CBDS)


Já o coordenador técnico das Seleções Brasileiras de Voleibol da CBDS, Mário Xandó, destaca a importância das aulas para crianças. “A escolinha é de extrema importância porque ela incentiva a prática esportiva junto a crianças e jovens surdos, que passaram a contar com dois horários por semana para praticar a modalidade. Isso nunca aconteceu antes. Até então nossos treinos aconteciam apenas aos finais de semana e com muitas dificuldades para reunir todos os atletas. 

Por isso, ter as escolinhas funcionando é tão importante e vai render muitos frutos para as futuras gerações do desporto de surdos”, explica ele, que é o responsável pelas atividades da escolinha de vôlei.


Para ampliar os atendimentos, a presidente da CBDS, Diana Kyosen, vem se reunindo com coordenadores de escolas de surdos. "Tenho realizado algumas reuniões em busca de apoio na criação de novos polos das Escolinhas de Esportes", destaca ela. 



Reunião com a equipe da EMEBS Helen Keller, de São Paulo, sobre a criação da Escolinha de Esportes (Imagem: Reprodução | CBDS)


Entre as reuniões, destaque para a conversa com o presidente da Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ), Andrico Xavier, para alinhar a criação de uma base da Escolinha de Esportes na sede do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). 


Diana também conversou com a direção da EMEBS Helen Keller, de São Paulo, para apresentar o projeto, que deverá beneficiar ainda mais crianças e jovens surdos em 2023.


A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio do Governo Federal e das Loterias CAIXA.

Compartilhe esta postagem