CBDS comemora 38 anos de conquistas e desafios
Neste ano, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) completou 38 anos. E uma das marcas desta gestão envolve o desenvolvimento dos surdos por meio do esporte e a visibilidade, nunca antes vista, por parte da sociedade, poder público e órgãos internacionais.
Entidade máxima do desporto de surdos no Brasil, a CBDS conta com 20 federações filiadas, 156 associações e 614 pessoas nas comissões técnicas que formam uma rede com sólida atuação em todo o país.
"Houve um intenso crescimento no número de associações de surdos, por todo o país e, consequentemente, no número de competições locais, regionais e nacionais. Hoje, além de apoiar essas competições, nós também estamos conseguindo garantir a participação dos nossos surdoatletas em vários campeonatos internacionais", destaca a presidente da CBDS, Diana Kyosen.
Isso porque a CBDS tem se empenhado para garantir aos surdoatletas de todo Brasil as melhores condições para o desenvolvimento das atividades esportivas como treinamentos e participação nas competições, gerando benefícios em maior número de surdos de todas as classes sociais,contribuindo com a dignidade e inclusão social desses cidadãos é um país mais justo.
Além das competições, a CBDS participa, apoia e promove atividades socioeducativas com objetivo de orientar surdoatletas, familiares e profissionais, descobrir talentos, fortalecer as entidades locais e ampliar a prática regular e saudável de atividades físicas entre surdos.
"Possuímos o conhecimento e a expertise necessários para a condução de patrocínios, convênios e termos de parceria com órgãos públicos e privados para fins de participação em competições internacionais, além da organização e da realização de eventos nacionais e internacionais.
A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio das Loterias CAIXA e do Governo Federal.