CBDS tem representante nas Paralimpíadas Escolares 2022
Entre os dias 23 e 25 de novembro, aconteceu a 14ª edição das Paralimpíadas Escolares 2022, considerado um dos maiores eventos para crianças e adolescentes com deficiência física do Brasil.
Esta foi a maior edição da história das Paralimpíadas Escolares, com a participação de 1.300 atletas, de 25 estados, além do Distrito Federal. A exceção é o Piauí.
A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) participou do evento com o professor de Educação Física Gabriel Hovelacque, único surdo que participou do evento como técnico de Badminton.
"Ser o primeiro técnico surdo no evento, em toda a história, é um marco. Eu me sinto feliz e honrado por isso. Precisamos incentivar as pessoas surdas para que elas possam estudar, se formar em Educação Física e poder atuar na área esportiva. Além disso, também é importante captar novos atletas, surdos e ouvintes, para garantir a inclusão", destaca Gabriel.
Gabriel com os paratletas José e João Francisco (Foto: Marcus Cicarini)
Ele, que é coordenador de Badminton da CBDS, participou como técnico de dois atletas ouvintes, que têm deficiência física. São eles José Magno, de Pará de Minas (MG) e João Francisco, de Belo Horizonte (MG).
João Francisco conquistou medalha de prata na categoria WH2 - Parabadminton Individual Masculino, enquanto José Magno conquistou medalha de bronze na categoria SU5 - Parabadminton Individual Masculino.
Eles representaram o estado de Minas Gerais no evento (Foto: Marcus Cicarini)
Paralimpíadas Escolares
Divididas nas modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado e halterofilismo, as Paralimpíadas Escolares são considerados um dos maiores eventos mundiais da categoria e já revelaram inúmeros talentos do paradesporto brasileiro.
Os jogos visam a inclusão e buscam estimular a participação das crianças e adolescentes com deficiência de todo o país.
A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio do Governo Federal e das Loterias CAIXA.