CBDS participa da 21ª edição do COINES no Rio de Janeiro

CBDS participa da 21ª edição do COINES no Rio de Janeiro

Entre os dias 9 e 11 de novembro, aconteceu a 21ª edição do Congresso Internacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (COINES) e a 27ª edição do Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Neste ano, o evento voltou a ser realizado no formato presencial, após dois anos de edições on-line, devido à pandemia de Covid-19. 


Intitulado 'COINES 2022: 165 anos de desafios e conquistas', o evento marcou ainda as comemorações pelo 165º aniversário do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), celebrado no mês de setembro.  


Evento reuniu grande público no Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação | CBDS)


Durante três dias, o evento reuniu grande público no Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (RJ), para uma série de palestras e debates. Na programação, destaque para a roda de conversa 'Relatos e experiências dos intercâmbios bilíngues', que abordou a Deaflympics, evento internacional que reuniu mais de 3 mil surdoatletas em Caxias do Sul (RS), no mês de maio deste ano. 


No segundo dia, destaque para a mesa redonda 'Desafios na educação bilíngue: o que a comunidade surda espera no ensino da Língua Portuguesa', com o presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), Antonio Abreu, ex-presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS). Outro destaque foi a palestra sobre a importância da CBDS para a inclusão dos surdos por meio do esporte, com o presidente da Federação Desportiva de Surdos do Rio de Janeiro (FDSERJ), Andrico Xavier e com o diretor de esportes da CBDS, Igor Valério. 


Antonio Abreu, presidente da FENEIS, durante palestra sobre os desafios na educação bilíngue (Foto: Divulgação | CBDS)


"Tive a oportunidade de palestrar sobre o movimento do surdodesporto, e foi muito enriquecedor, principalmente sobre a inclusão de crianças surdas no esporte. Foi um imenso prazer contribuir para que os participantes possam ajudar a fomentar o desporto de surdos nas escolas, principalmente no INES, que já está iniciando os preparativos para implementar a escolinha esportiva para crianças surdas da CBDS. Agradeço à nossa presidente Diana pela indicação e pela confiança para representar a CBDS nesse evento histórico, que comemorou 165 anos do INES. Parabenizo todos os envolvidos e desejo sucesso ao diretor Paulo Bulhões, a Elaine Bulhões e ao Nelson Pimenta", destaca Igor Valério


O evento contou ainda com a Feira de Diversidades, que abriu espaço a empresas com foco em produtos e serviços voltados à comunidade surda. 


A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio do Governo Federal e das Loterias CAIXA.


Sobre o INES 

Reconhecido como um centro de referência nacional na área da surdez, o INES foi a primeira escola de surdos do Brasil, fundada na época império.


Desde então, são 165 anos de atuação, exercendo os papéis de subsidiar a formulação de políticas públicas e de apoiar a sua implementação pelas esferas subnacionais de Governo. 

Compartilhe esta postagem