CBDS participa de seminário sobre acessibilidade do consumidor com deficiência

CBDS participa de seminário sobre acessibilidade do consumidor com deficiência

Nesta semana, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) participou do ‘Seminário sobre acessibilidade do consumidor com deficiência‘, em Brasília (DF). 


Realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, no dia 26 de outubro de 2022, o evento reuniu especialistas para falar sobre temas como acessibilidade no setor bancário, nas telecomunicações, nos transportes e em serviços gerais. 


Para a coordenadora-geral de consultoria técnica e sanções administrativas na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e secretária-executiva na Comissão Especial para Acessibilidade do Consumidor com Deficiência do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor, Carolina Araújo de Andrade, o Brasil ainda precisa avançar muito em termos de inclusão e acessibilidade.


"No Brasil, a pessoa com deficiência precisa enfrentar não só as limitações funcionais do próprio corpo, mas também as barreiras impostas pelo ambiente exclusivo. A acessibilidade é um direito da pessoa com deficiência e é dever do Estado e da sociedade. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), como órgão integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, reconhece os direitos das pessoas com deficiência e o seu dever enquanto Estado de, no âmbito de sua competência, fomentar políticas públicas que fomentem a adoção de boas práticas por todos os fornecedores de produtos ou serviços no mercado de consumo. A realização deste seminário pela 'Comissão Especial para Acessibilidade do Consumidor com Deficiência', instituída pela Resolução nº 03, de 05 de novembro de 2021, pelo presidente do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor, gerou reflexões importantes, que nos convidaram a repensar sobre as tais barreiras e o quanto ainda precisamos evoluir para eliminá-las e, com isso, proporcionar às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos", detalha Carolina. 


Segundo o diretor de políticas temáticas dos direitos da pessoa com deficiência na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rodrigo Abreu de Freitas Machado, a acessibilidade é um direito fundamental para garantir a igualdade de condições entre todas as pessoas. "As pessoas com deficiência são consumidoras e necessitam da acessibilidade em todos os setores da economia e do consumo. Este evento busca debater essa questão e a presença da CBDS aqui para falar sobre a necessidade de acessibilidade da comunidade surda, enquanto consumidores, é muito importante." 


Representante da CBDS no evento, o coordenador das Escolinhas de Esportes, Paulo Vieira, parabenizou os responsáveis pelo evento. "Agradeço muito os organizadores do evento, porque esse seminário é muito importante para discutir e iniciar um diálogo para melhorar a acessibilidade. O que antes era uma barreira a ser defendida, ganhou destaque e, agora, a Lei Brasileira de Inclusão ajuda a melhorar a acessibilidade, apesar de ainda termos muita luta pela frente. A partir da participação da CBDS, neste evento, vamos dar andamento a importantes contatos de parceria e apoio com a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) e com a  Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN)", destaca Paulo Vieira.


A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio das Loterias CAIXA.

Compartilhe esta postagem