Após conquistar a medalha de bronze na última edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Verão), maior evento multidesportivo internacional para surdoatletas do mundo, realizada no Brasil, em maio, o judoca Rômulo Crispim subiu novamente ao pódio, neste fim de semana. Responsável pela conquista da primeira medalha do Brasil na 24ª edição da Deaflympics (2022), Rômulo subiu ao pódio na 16ª edição da Copa Rio Internacional de Judô. Os surdoatletas Heverson Silva e Daivim Vallim, do V.I.TEAM, do Rio de Janeiro, também participaram do evento. Heverson conquistou medalha de prata na classe veteranos 2, categoria -66kg. Já Daivim Vallim, que também treina no V.I.TEAM, ficou com a medalha de bronze na classe veteranos 4, categoria-81kg.

O surdoatleta Heverson Silva subiu no pódio durante a Copa Rio Internacional de Judô (Foto: Divulgação)
“Rômulo deixou 12 atletas para trás e garantiu um bronze no Sub 21, na categoria de -73kg, enquanto o Heverson Silva também se destacou e garantiu uma medalha de prata e Daivim Vallim ficou em 3° lugar. Vale ressaltar que são conquistas importantes para os atletas surdos da CBDS. Parabenizo os atletas, a técnica Raquel Silva e a equipe de técnicos do Instituto Reação, além do técnico Felipe Guimarães, do V.I. TEAM”, destaca a supervisora administrativa do departamento de judô da CBDS, Jacqueline Felix.

O surdoatleta Daivim conquistou medalha de bronze na Copa Rio Internacional de Judô (Foto: Divulgação)
A presidente da CBDS, Diana Kyosen, destaca a importância da conquista e reforça o direito dos surdos à bolsa atleta. "É um orgulho para nós, da CBDS, ver os surdoatletas fazendo história em competições importantes como a Copa Rio Internacional de Judô. Comemoramos cada conquista porque sabemos a luta deles para se manter treinando e competindo. Por isso, é tão importante nossa luta pelo bolsa atleta. Para que eles possam continuar com os treinos e possam participar de campeonatos de alto rendimento. A conquista da medalha só reforça o potencial dos surdoatletas", destaca a presidente da CBDS, Diana Kyosen.
|