Summer Deaflympics Medalhistas brasileiros recebem homenagem do presidente da República

Summer Deaflympics Medalhistas brasileiros recebem homenagem do presidente da República

Summer Deaflympics
Medalhistas brasileiros recebem homenagem do presidente da República

A presidente da CBDS, Diana Kyosen com o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, com a primeira-dama Michelle Bolsonaro e com o presidente Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos e José Dias/PR)

Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS) reuniu, na segunda-feira, dia 30 de maio, os surdoatletas medalhistas da 24ª edição da Summer Deaflympics(Surdolimpíada de Verão), para uma homenagem no Palácio do Governo, em Brasília (DF).

Na ocasião, os surdoatletas Rômulo Crispim e Alexandre Fernandes (Judô); Guilherme Maia (Natação); Fernanda Caporal (Handebol feminino); e Vanderleia Barbosa (Futebol feminino), foram recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro e pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, em homenagem pelas conquistas, no maior evento multidesportivo internacional para atletas surdos do mundo, que aconteceu entre os dias 1º e 15 de maio, na cidade de Caxias do Sul (RS).

Os medalhistas da CBDS durante homenagem em Brasília (Foto: Alan Santos e José Dias/PR)

Mais de quatro mil atletas surdos participaram do evento, realizado pela primeira vez em uma cidade da América Latina. Com sua maior delegação na história do evento, o Brasil conquistou seis medalhas, todas de bronze.

Para a presidente da CBDS, Diana Kyosen, que participou da recepção aos surdoatletas, a homenagem é um importante reconhecimento. “Me sinto muito feliz e honrada por esse momento, que vai dar ainda mais força aos projetos da CBDS e também aos surdoatletas, tanto os que estão aqui, quanto os demais, que estão sendo bem representados por nossos medalhistas. Agradeço a todos eles, que se dedicam muito para alcançar sempre bons resultados para o Brasil nas competições e que nos enchem de orgulho. Agradeço também as Loterias Caixa e ao Governo Federal pelo patrocínio e apoio ao desporto de surdos, que está ajudando a transformar a realidade para muitos atletas surdos e profissionais envolvidos em nossos projetos.”

Surdoatletas durante homenagem em Brasília (Foto: Alan Santos e José Dias/PR)

Segundo o secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães, que também participou do encontro, "foi a primeira vez que eles [os surdoatletas] tiveram um apoio efetivo do Governo Federal".

Com a criação da Secretaria Nacional do Paradesporto, o Ministério da Cidadania investiu mais de R$ 1,2 milhão, por meio da Secretaria Especial do Esporte, na realização das Surdolimpíadas Nacionais, realizada em dezembro de 2021, na cidade de São José dos Campos (SP). O evento serviu como seletiva para a Summer Deaflympics de Caxias do Sul.

" A gente começa a dar esperança para uma nova comunidade, como já fazemos com os atletas olímpicos e paralímpicos. É importante cada vez mais entrelaçar e unir essa gama esportiva do país", completou o secretário.

A presidente da CBDS, Diana Kyosen com o presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro(Foto: Alan Santos e José Dias/PR)


Também participaram do evento o presidente da Caixa, Pedro Guimaraes; o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento; o secretário nacional de Paradesporto da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, José Agtonio Guedes; o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado; e o fundador e ex-presidente da CBDS, Mário Pimentel, que esteve acompanhado de sua esposa, a senhora Marta Casalecchi.

Diana Kyosen aproveitou o encontro para pedir o apoio do Ministério da Cidadania e do CPB para a realização da 5ª edição do Campeonato Mundial de Futsal, que deverá ser realizado em novembro de 2023, e para a 1ª edição dos Jogos Mundiais de Jovens Surdos no Brasil, previsto para 2024.

Comercial das Loterias Caixa

Diana Kyosen e a surdoatleta Vanderleia Barbosa com representantes das Loterias Caixa (Foto: Divulgação)

Durante a passagem por Brasília, a presidente da CBDS, Diana Kyosen e a surdoatleta Vanderleia Barbosa foram convidadas pela equipe de marketing das Loterias Caixa para participar da gravação de um comercial da Quina de São João, que será veiculado no mês de junho.

A gravação, realizada em uma lotérica do Cruzeiro, tem o objetivo de mostrar a importância do patrocínio das Loterias Caixa ao desporto de surdos no Brasil.

A CBDS tem patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal

Conheça os medalhistas brasileiros
Rômulo Crispim

Responsável pela primeira medalha do Brasil no evento, o judoca conquistou o bronze na categoria -66kg. Atual bicampeão brasileiro surdolímpico, ele é uma das revelações da CBDS, tendo conquistado dois títulos brasileiros.

Alexandre Fernandes

A segunda medalha brasileira veio com o judoca carioca, em disputa pela categoria -90kg. Ele foi o primeiro surdoatleta brasileiro a conquistar medalha na história da Summer Deaflympics. Ele conquistou o bronze, na edição de 2009, realizada em Taipei (Taiwan).

Guilherme Maia

Maior campeão brasileiro em Deaflympics, ele conquistou dois bronzes no evento e soma sete medalhas: cinco bronzes, uma prata e um ouro, que veio com recorde mundial nos 200m livre, com o tempo de 1min52s55, em 2017, na Turquia.  

Seleção de Handebol feminino

A surdoatleta Fernanda Caporal representou a equipe de Handebol feminino, que conquistou o bronze. Essa é a primeira medalha da história do Brasil na modalidade em uma competição olímpica. 

Seleção de Futebol feminino

A surdoatleta Vanderleia Barbosa representou a equipe de Futebol feminino, que fez uma campanha marcada por vitórias importantes na Summer Deaflympics e conquistou o bronze para o Brasil. 

www.cbds.org.br

Compartilhe esta postagem