Saiba tudo sobre o Campeonato Brasileiro de Futsal Master da CBDS no Rio de Janeiro

Saiba tudo sobre o Campeonato Brasileiro de Futsal Master da CBDS no Rio de Janeiro

Saiba tudo sobre o Campeonato Brasileiro de Futsal Master da CBDS no Rio de Janeiro

Os surdoatletas da Federação Goiana de Desportos dos Surdos (FGDS) foram os grandes campeões do torneio (Foto: Divulgação | CBDS)

No fim de semana, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS)realizou o Campeonato Brasileiro de Futsal Master 2022. O evento reuniu cerca de 50 participantes, com mais de 35 anos de idade, representantes de três estados, no Rio de Janeiro (RJ). 

Realizado com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, o torneio aconteceu nos dias 11 e 12 de junho, na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

O primeiro lugar da competição ficou com os surdoatletas da Federação Goiana de Desportos dos Surdos (FGDS), com 800 pontos, seguida da Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ), que somou 640 pontos. A Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS), ficou com 600 pontos e terminou o torneio em terceiro lugar.

A Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ) foi a 2ª colocada (Foto: Divulgação | CBDS)

Para o surdoatleta Gilmar Dantas, mais veterano do grupo, esta é uma oportunidade de mostrar a força dos surdos no esporte. “Participo de campeonatos de Futsal desde os 19 anos de idade e sempre me mantive firme nos treinos. Me sinto tão capaz quanto os atletas mais jovens e sei da importância da divulgação do esporte e desse campeonato master para surdos. Graças ao apoio das Loterias Caixa, estamos vivendo esse momento incrível”, declarou o jogador do Rio de Janeiro.

Já o surdoatleta Mauricio Dornelas, goleiro da FMDS, disse estar emocionado com o crescimento do desporto de surdos no Brasil. “Essa foi a minha primeira convocação para disputar o campeonato brasileiro de Futsal Master e foi um sentimento único. Estou muito emocionado em participar e ver que o desporto de surdos está crescendo.” 

A Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS) ficou em 3º lugar (Foto: Divulgação | CBDS)

Mundial de Futsal Veterano 

Em agosto, a CBDS participará da 1ª edição da World Deaf Veteran +40 Futsal Cup (Copa Mundial de Futsal Veterano de Surdos), que será realizada na Polônia. Organizado pelo Deaf International Football Association (DIFA), o torneio reunirá surdoatletas de todo o mundo.

O surdoatleta Gilmar Garcia, falou da honra de disputar o Campeonato Brasileiro de Futsal Master 2022 representando a FGDS. “Estamos treinando bastante e contamos com o apoio da federação e da CBDS. É importante contar com esse apoio e com os treinos técnicos. Está sendo muito gratificante para todos os atletas sêniors. Muito obrigada.” 

A coordenadora de Projetos Matriz das Loterias Caixa, Joy Micaelle Pereira com Diana Kyosen e membros da CBDS (Foto: Divulgação | CBDS)

A presidente da CBDS, Diana Kyosen, esteve no Rio de Janeiro para acompanhar os jogos realizados no fim de semana, e destacou a força das seleções de Futsal brasileira. “Estamos felizes e animados com a participação do Brasil no mundial da Polônia pois poderemos mostrar a força dos nossos atletas veteranos. Em breve teremos a definição dos atletas que irão compor a seleção para o torneio e tenho certeza que nossa participação será importante”, declarou.

Ela destacou ainda a criação das escolinhas de esportes da CBDS. “Para fortalecer a base do desporto de surdos no Brasil, iniciamos as atividades das escolinhas de Vôlei e Futsal, voltadas para crianças e jovens surdos. E esse projeto só pôde ser viabilizado graças ao patrocínio das Loterias Caixa”, completou Diana.

A CBDS tem patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal

Clique aqui para saber mais sobre as escolinhas de esporte da CBDS

www.cbds.org.br
facebooktwitterinstagramyoutube
CBDS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE SURDOS

Compartilhe esta postagem