Summer Deaflympics Brasil conquista medalhas no Futebol e no Handebol

Summer Deaflympics Brasil conquista medalhas no Futebol e no Handebol

Summer Deaflympics
Brasil conquista medalhas no Futebol e no Handebol

As atletas do Handebol feminino conquistaram medalha de bronze inédita para o Brasil (Foto: Divulgação)

O sábado, dia 14 de maio, começou com festa para o Brasil na 24ª edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Verão, em livre tradução).

Pela manhã, a seleção brasileira de Handebol feminino conquistou a medalha de bronze, em partida contra a seleção do Quênia. Essa é a primeira medalha da história do Brasil na modalidade em uma competição olímpica. 

Artilheira do Brasil na competição, a atleta Fernanda Caporal falou da emoção pela conquista inédita. “Estou muito feliz por poder conquistar essa medalha. Comecei no esporte aos 9 anos e essa vitória representa muito pra mim. Só tenho que agradecer minha família, minha equipe da CBDS, meus amigos, a equipe de handebol de ouvintes da minha cidade e a minha faculdade.”


Torcida especial 

Com as arquibancadas do ginásio da Universidade de Caxias do Sul (UCS) lotadas, as atletas do Brasil dominaram o jogo e venceram a partida por 24 x 15.

Quem também estava lá era o ex-atleta do basquete Sidney Caporal, que viajou 1200 quilômetros de moto, de Ribeirão Preto a Caxias do Sul, para assistir a partida da filha. “Sem dúvidas valeu muito a pena todo esforço. Vivenciar esse momento é histórico”, declarou. 

Para ele, que também é pai do atleta Felipe Caporal, do Basquete, disse que é gratificante ver os dois filhos vestindo a camisa da seleção brasileira. “Me sinto realizado vendo meus dois filhos no esporte e o fato deles serem atletas da seleção, isso é incrível.”

A seleção de Handebol feminino (Foto: Divulgação)

Atletismo e Futebol

No fim da tarde, dois brasileiros disputaram provas de Atletismo: Jonas Petry, que ficou em 11° na final do lançamento de disco e Romailson Santana, que ficou em 6° lugar, na final dos 800m rasos. Uma indisposição tirou Jessica Galdino da final dos 5000m. 

A seleção de Futebol feminino também conquistou a medalha de bronze, após a desistência da seleção japonesa. A entrega das medalhas será realizada neste domingo, 15 de maio, após a partida entre Estados Unidos e Polônia, às 10h00, no Estádio Francisco Stédile (Centenário), com transmissão, ao vivo, no canal do YouTube da XPlay TV, no app Deaflympics da XPLAY TV e no Markket TV (canal 692 da CLARO e 628 da SKY).


CBDS na 24ª edição da Summer Deaflympics

Em sua 7ª participação no torneio, o Brasil teve sua maior delegação da história, com 237 integrantes, sendo 199 atletas (110 homens e 89 mulheres) e 38 membros da comissão técnica.

Os atletas brasileiros disputaram em 17 modalidades no masculino e 14 modalidades no feminino. No masculino e feminino: Futebol, Vôlei, Handebol, Basquete, Atletismo, Badminton, Natação, Ciclismo, Mountain Bike, Tiro Esportivo, Orientação, Tênis de Mesa, Judô e Karatê. Só no masculino: Tênis, Vôlei de Praia e Taekwondo.

O Brasil terminou a competição como 44° no quadro de medalhas, tendo conquistado 6 bronzes com os atletas Rômulo Crispim e Alexandre Fernandes, do Judô, e Guilherme Maia, da Natação, além das seleções de Handebol e Futebol feminino. 

Com isso, o Brasil superou a marca das 5 medalhas conquistadas na última edição do evento, realizado na Turquia, em 2017.

A CBDS tem patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal. Para o evento, a entidade conta com o apoio da Azul Linhas Aéreas, que está transportando toda a delegação técnica e voluntários, além do ICOM-Libras, que disponibilizou a equipe de intérpretes de Libras para a delegação brasileira.

www.cbds.org.br
facebooktwitterinstagramyoutube
CBDS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE SURDOS

Compartilhe esta postagem