Cerimônia de revezamento da Tocha Surdolímpica percorre ruas de Farroupilha e Caxias do Sul

Cerimônia de revezamento da Tocha Surdolímpica percorre ruas de Farroupilha e Caxias do Sul

Cerimônia de revezamento da Tocha Surdolímpica percorre ruas de Farroupilha e Caxias do Sul

Os atletas durante revezamento da Tocha Surdolímpica (Foto: Divulgação)

A um dia da abertura oficial da 24ª edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Verão, em livre tradução), 28 atletas, ex-atletas e organizadores do evento (todos surdos) participaram da cerimônia de revezamento da Tocha Surdolímpica pelas ruas de Farroupilha e Caxias do Sul.

O percurso foi iniciado, por volta das 10h00 (horário de Brasília), no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, e seguiu com destino à Catedral Diocesana, em frente à Praça Dante Alighieri, na cidade de Caxias do Sul. Cada participante do revezamento percorreu aproximadamente um quilômetro com a tocha.

“Foi um momento histórico, memorável, nossos atletas e ex-atletas estão de parabéns”, discursou Diana Kyosen, presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), que iniciou o percurso da Tocha Surdolímpica, em parceria com Gustavo Perazzolo, presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), na cidade de Paris, no início do mês de abril.

Na ocasião, em Paris (cidade sede da primeira edição dos Jogos, em 1924) Diana e Gustavo transmitiram a tocha ao ex-surdoatleta brasileiro, Dauber Roque, que vive na ‘Cidade Luz’.

A tocha será acesa simbolicamente, no domingo, dia 1° de maio, durante a cerimônia de abertura da Summer Deaflympics, que será realizada a partir das 18h00 (horário de Brasília), no ginásio do Sesi. A partir daí ela ficará exposta na Praça Surdolímpica, montada no Centro de Eventos da Festa da Uva.

A atleta Stefany Krebs, do Futebol Feminino, durante revezamento da Tocha Surdolímpica(Foto: Divulgação)

24ª edição da Summer Deaflympics

Realizada entre os dias 1º e 15 de maio de 2022, em Caxias do Sul (RS), a Summer Deaflympics conta com a participação de mais de 5 mil atletas vindos de mais de 70 países.

Todos os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube da XPlay TV, no app Deaflympics da XPLAY TV e no Markket TV (canal 692 da CLARO). Os resultados do Brasil serão divulgados nas redes sociais e no site da CBDS.

Apesar de ser o país com mais atletas inscritos, o Brasil tem a segunda maior delegação. A maior delegação é da Ucrânia, com 259 inscritos, sendo 187 atletas (119 homens e 68 mulheres) e 72 pessoas da comissão técnica. Na sequência estão Estados Unidos e Turquia, com 216 e 212 pessoas em suas delegações, respectivamente.


A CBDS

Entidade máxima do desporto surdo no Brasil, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) conta com mais de 5 mil atletas filiados, além dos profissionais que compõem suas comissões técnicas.

Com 37 anos de existência, a CBDS é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida por promover a inclusão social das pessoas surdas por meio do esporte.

Atualmente, a CBDS conta com 138 entidades filiadas, além de ser filiada ao Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), à Organização Esportiva Pan-Americana para Surdos (PANAMDES) e à Confederação Sul-Americana de Esportes de Surdos (CONSUDES).

A CBDS tem como presidente a ex-atleta de futsal da Seleção Brasileira, Diana Kyosen, que conquistou, em 2015, o vice-campeonato mundial, em Bangkok (Tailândia).


A missão da CBDS

Segundo dados do IBGE (2019), no Brasil existem quase 11 milhões de pessoas com deficiência auditiva, e a CBDS acredita que o esporte é um importante meio para as pessoas surdas demonstrarem sua capacidade e fortalecerem sua autoestima.

Além de realizar e participar de competições nacionais e internacionais, a CBDS participa, apoia e promove atividades socioeducativas com o objetivo de orientar surdoatletas, seus familiares e profissionais. Também existe um trabalho para descobrir talentos do esporte, fortalecendo entidades e ampliando a prática regular e saudável de atividades físicas, para pessoas surdas.


Patrocínio Loterias CAIXA

Em setembro, a CBDS assinou um contrato de patrocínio com as Loterias CAIXA, momento considerado histórico para a instituição, por ser o primeiro contrato formal da CBDS, em toda sua existência.

O patrocínio vem permitindo que a CBDS tenha mais estrutura e recursos para disputar os campeonatos brasileiros em diversas modalidades, além de permitir ao Brasil sediar os Jogos Pan-Americanos de Futsal e de Badminton de Surdos, em 2022, além da Surdolimpíada Nacional, realizada em dezembro de 2021, na cidade de São José dos Campos (SP).

A CBDS tem patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal. Para o evento, a entidade conta com o apoio da Azul Linhas Aéreas, que está transportando toda a delegação técnica e voluntários, além do ICOM-Libras, que disponibilizou a equipe de intérpretes de Libras para a delegação brasileira.

Para saber mais sobre os preparativos acompanhe o site da CBDS.

www.cbds.org.br
facebooktwitterinstagramyoutube
CBDS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE SURDOS

Compartilhe esta postagem