Cerimônia de abertura da 24ª edição da Summer Deaflympics vai reunir autoridades e delegações em Caxias do Sul

Cerimônia de abertura da 24ª edição da Summer Deaflympics vai reunir autoridades e delegações em Caxias do Sul

Cerimônia de abertura da 24ª edição da Summer Deaflympics vai reunir autoridades e delegações em Caxias do Sul

No domingo, dia 1º de maio, acontece a cerimônia de abertura da 24ª edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíadas de Verão, em livre tradução), que será realizada em Caxias do Sul (RS).

O evento, que será realizado a partir das 18 horas (horário de Brasília), no Ginásio do SESI de Caxias do Sul, reunirá autoridades e contará com a apresentação do espetáculo ´Mãos que falam’.

Para Diana Kyosen, este será um momento histórico para a Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS). “Estamos muito ansiosos para a abertura dos Jogos e confiantes de que nossos atletas farão uma participação histórica. Agradecemos a todos eles pelo empenho e dedicação”, declara a presidente da CBDS, que fará um discurso na cerimônia de abertura.

Os artistas caxienses durante ensaio para a abertura da Summer Deaflympics (Foto: Divulgação)

Mãos que falam

Segundo os organizadores do evento, um dos destaques da cerimônia de abertura será a apresentação do espetáculo ‘Mãos que falam’, título que remete à língua de sinais, que é a língua materna das pessoas surdas.

Nika Ferronato, diretora de produção do evento, explica que a montagem terá a participação de artistas da cidade-sede, como forma de valorizar a tradição do Rio Grande do Sul. “Buscamos o talento e a arte dos profissionais caxienses para desenvolvermos os números que farão parte da solenidade de abertura, onde cada um contribui de forma especial, somando no desenvolvimento das ideias.”

Já Paquito Masiá Herrera, diretor-geral do espetáculo, garante que a intenção é mexer com as emoções do público convidado. “Há vários núcleos, trupes, artistas, bailarinos, performances, músicos, que estão envolvidos, e que também passam pela cenografia, luz, som, projeções, coreografias, enfim, todo o universo artístico, que oferecerão um espetáculo que toque em todos os sentidos, reverberando em especial o da emoção, buscando com que o universo surdo se identifique e sinta a energia da nossa cultura em interação com eles.”

O espetáculo terá ainda uma performance dos alunos surdos da escola Helen Keller, sob coordenação de Natacha Perazzolo e Andrelise Sperb, com acompanhamento de Rafa Gubert e Rafael de Boni.

A cerimônia de abertura da Summer Deaflympics será restrita a autoridades convidadas e às delegações que participarão do evento. A transmissão ao vivo pode ser acompanhada no YouTube da XPlayTV, no aplicativo Deaflympics TV ou ainda nas redes sociais da Deaflympics e XPlay TV.

As disputas acontecem até o dia 15 de maio de 2022. O evento contará com a participação de mais de 5 mil atletas vindos de 77 países.

A estreia do Brasil na Summer Deaflympics acontece no sábado, dia 30 de abril, às 10h00 (horário de Brasília), com a seleção masculina de Futebol em disputa contra a seleção de Camarões. Os resultados serão divulgados nas redes sociais e no site da CBDS.

A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio das Loterias CAIXAe do Governo Federal

www.cbds.org.br
facebooktwitterinstagramyoutube
CBDS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE SURDOS

Compartilhe esta postagem