Enxadristas são os primeiros medalhistas da Surdolimpíadas 2021

Enxadristas são os primeiros medalhistas da Surdolimpíadas 2021

Maior evento do calendário desportivo de surdos do Brasil reúne centenas de atletas em São José dos Campos, até o dia 7 de dezembro Logo em seu primeiro dia, a Surdolimpíada Nacional 2021 já conta com medalhistas. O xadrez foi a primeira modalidade a ser encerrada e contou com uma medalhista estreante no torneio e com um tricampeão surdolímpico nacional. Bruno Montanha, representante de São Paulo, foi o campeão entre os homens. Ao seu lado no pódio ficou o goiano, Francisco Alves Neto, com a prata e o paranaense Edielson Anselmini, com o bronze.


Apesar de ter conquistado o ouro nas três edições da Surdolimpíada Nacional (Passo Fundo (RS), em 2002, Pará de Minas (MG), em 2019 e São José dos Campos (SP), quando perguntado, Bruno garantiu que ainda pretende mais. “Vou jogar até quando eu tiver 99 anos, não quero parar”, declarou o atleta.

Já no feminino, dois estados se repetiram no pódio. Paraná, com Maria Carolina, conquistou o lugar mais alto e levou o ouro. Já São Paulo, ficou com a prata conquistada por Aline Souza. E foi Gisele Pereira quem levou o bronze para o estado do Ceará.


A campeã contou que o xadrez é um esporte praticado por sua família e que recusou diversos convites para participar do torneio. Essa foi a sua primeira participação na competição e ela agradeceu a todos pelo incentivo. “Não esperava a vitória, mas estou muito feliz. Obrigada a todos pelo incentivo”, declarou Maria Carolina Bonfim.

Com esses resultados, os enxadristas encerraram sua participação nas Surdolimpíadas, mas os jogos estão longe de acabar. Até o dia 7 de dezembro, muitos outros atletas estarão em busca do lugar mais alto do pódio.

Vale ressaltar que a realização da Surdolimpíada Nacional só foi possível graças ao patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial do Esporte, além da Prefeitura de São José dos Campos, que oferece toda a logística da competição. Para o evento, a CBDS contará com o apoio da Helpvox.

Compartilhe esta postagem