Chegadas e despedidas marcam o penúltimo dia de Surdolimpíada
Veja como foi o terceiro dia de competições em São José dos Campos
O penúltimo dia de disputas da Surdolimpíada Nacional 2021 foi marcado pela chegada de novas modalidades e despedida de outros. O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS), chega ao seu terceiro dia e começa a definir seus vencedores.
O Atletismo disputou suas últimas provas hoje e se despediu do torneio com muitas medalhas. Foram premiadas: Aline Bieger (RS), que conquistou o ouro; seguida por Vanderleia Gonçalves (PR), que ficou com a prata; e Ana Júlia Alves (DF), que levou o bronze, na categoria 200 metros rasos. Na mesma categoria, o atleta Lucas Mendes (DF) ficou com o ouro; Yuri Soares (PR), com a prata; e Ian Santos (GO), com o bronze.
Ainda no atletismo, a atleta Jessica Galdino (RJ) conquistou medalha de ouro; Madilene Boeck (RS), a prata; e Natani Magnus (RS), com o bronze, na categoria 10.000 metros rasos feminino.
Mais duas provas masculinas foram disputadas. Nos 800 metros rasos o pódio ficou da seguinte forma: Romailson Santana (SP), com o ouro; Saulo da Silva (MG), prata; e Giordano Maurer (RS), bronze. Já na categoria 5000 metros rasos masculino, os vencedores foram: Diogo Trindade (SC), ouro; Adriano Stanislau (PR), prata e Giordano Maurer (RS), bronze.
No Tênis de Mesa, o dia foi marcado pelas disputas de duplas femininas e masculinas. No feminino, Thayane da Silva e Beatriz de Amorim (GO) ficaram com o ouro; seguidas de Rosilene Cristina e Romara Costa (AM) com a prata; e Mariana Ferreira e Amanda de Souza (MG), com o bronze.
Já no masculino, Ricardo Horácio e Cleiton Batista (SP) ficaram com a medalha de ouro; Vinícius Guimarães e Igor Siqueira (RJ), levaram a medalha de prata; e a dupla composta por Bruno Raffael e Bernardo Luis (PE), o bronze. Assim os mesatenistas se despediram do torneio.
Outra modalidade encerrou sua participação na Surdolimpíada 2021 foi o Badminton. Na disputa de dupla feminina, o pódio foi formado por Amanda Sanches e Geisa de Oliveira (SP), ouro; Cintia de Freitas e Danúbia Ribeiro (MG), prata; e Cynthia Silva e Sofia Hutzler (PE), bronze.
Nas duplas masculinas, São Paulo e Minas Gerais repetiram suas posições. Cauã da Silva e Daniel Santos (SP), ficaram com o ouro; Gabriel Hovelacque e Alex Rodrigues (MG), com a prata; e Matheus da Costa e Paulo da Costa (DF) levaram o bronze.
O Mountain Bike, uma das modalidades estreantes na Surdolimpíada Nacional, também já teve seus medalhistas definidos. No feminino, Katia Linhares (SP), ficou com o ouro; seguida de Karen Gonçalves (RS), com a prata; e de sua irmã, Maria José Linhares (SP), que ficou com o bronze.
E essa família não para. No masculino, Regivaldo Linhares (SP) foi quem levou o ouro. O pódio ficou completo com a presença de João Meer (RS) com a prata e e Daniel Rebouças (CE), com o bronze.
O Judô também chegou hoje e já marcou presença de seus campeões. Taina da Silva (RJ), foi a campeã do Peso Pesado (+78kg) e Beatriz Nogueira (PR), ficou com a prata. Carolina da Silva (SC), ficou com o título da categoria Ligeiro (-60kg). No Meio Pesado (-78kg), Marcele Jordão (ES) ficou com o ouro e Letícia Bauermann (RS), com a prata.
Já no masculino, Rômulo Crispin (SP), ficou com o ouro, Adalberto da Silva (RJ), a prata e Gerson do Nascimento (RN) o bronze da categoria Meio Leve (-66kg). Na categoria Ligeiro (-60kg), Heverson da Silva (RJ), ficou com o ouro e Vanderson de Freitas (SP), com a prata. Elias Adriano (RJ) foi o campeão do Peso Leve (-73kg), seguido de Guilherme Nobilo (SP), com a prata; e Igor Mazzaorani (RS), com o bronze. A categoria Meio Médio (-81kg) foi vencida por Leonardo dos Santos (SP). Jean Carlos Fontana (RS), ficou com a prata; e Luiz Sebastião (RJ) com o bronze. Para a categoria Meio Pesado (-100kg), o ouro foi para Marcos dos Santos (RJ) e a prata ficou com Renan da Silva (PA). Por fim, na categoria Médio (-90kg), Alexandre Fernandes (RJ), foi quem conquistou o ouro e Raul Machado (AM), ficou com a medalha de prata.
Os atletas também se destacaram no Karatê. Na categoria Karatê Kata, o ouro ficou com Jardel Moura (BA); a prata com Vivaldo dos Santos (BA); e o bronze com Williams Figueiredo (GO). Já na categoria Karatê Kumite - Open, o primeiro lugar também ficou com Jardel Moura (BA), seguido por José Coelho (PA). O terceiro lugar foi dividido entre os atletas Williams Figueiredo (GO) e Raul Simão (PA).
A realização da Surdolimpíada Nacional, que termina amanhã, só foi possível graças ao patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial do Esporte, além da Prefeitura de São José dos Campos, que auxilia em toda a logística da competição. Para o evento, a CBDS contará com o apoio da Helpvox.