Falta 1 mês para a Surdolimpíada Nacional
Em exatamente um mês, no dia 4 de dezembro de 2021, acontecerá a abertura oficial da 3ª edição da Surdolimpíada Nacional. Considerado o maior evento do calendário desportivo de surdos do Brasil, a Surdolimpíada será realizada na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo.
A Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS) se prepara para o evento, que acontece entre os dias 4 e 7 de dezembro, e deverá reunir cerca de mil pessoas entre surdoatletas, comissões técnicas, profissionais e voluntários.
“A surdolimpiada está chegando a São José dos Campos. Para nós é um orgulho sediarmos esse evento tão importante, uma questão de inclusão que virá para sensibilizar a sociedade”, comemora Kátia Machado, secretária de Esportes de São José dos Campos.
A Surdolimpíada Nacional será um preparativo para a convocação final das Seleções Brasileiras para a 24ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão para Surdos, a Deaflympics (Surdolimpíada, em livre tradução), em 2022.
Visita à cidade-sede
Em agosto, uma delegação formada por integrantes da CBDS, entre eles a presidente da confederação, Diana Kyosen e membros da diretoria, visitou a cidade-sede para conhecer os locais onde acontecerão as competições.
“A visita foi muito positiva, não esperava uma estrutura tão grandiosa como a que encontramos em São José dos Campos. Está num nível muito alto. Vamos dar um salto muito grande no nível do evento”, afirma Diana.
A Surdolimpíada Nacional conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, da Secretaria Nacional do Paradesporto e da Secretaria Nacional de Alto Rendimento, ambas pertencentes à Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania.
A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio das Loterias CAIXA e do Governo Federal. Para o evento, a CBDS contará com o apoio da Helpvox.
Para saber mais sobre os preparativos acompanhe o site da CBDS.
https://www.portalacesse.com/falta-1-mes-para-a-surdolimpiada-nacional/