Federação do Maranhão é a grande vencedora do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Futebol 2022

Federação do Maranhão é a grande vencedora do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Futebol 2022

A equipe da Federação Maranhense Desportiva dos Surdos (FMADS/MA) foi a grande vencedora do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Futebol 2022, evento realizado no fim de semana, na cidade de Rio Bonito (RJ). Com a conquista, a equipe se torna o 1º time do Nordeste campeão do torneio.


Localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, a cidade de Rio Bonito recebeu equipes das federações de seis estados em um evento promovido pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), com o apoio da Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ), responsável pela organização do torneio. 


Após 3 dias de viagem de ônibus entre o Maranhão e o Rio de Janeiro, a equipe do técnico Robson Martins conquistou bons resultados, vencendo a federação do Rio de Janeiro por 2 x 0; a federação do Mato Grosso por 6 x 2; e a Federação de Minas Gerais por 1 x 0; até chegar à grande final em partida contra a Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos (FBDS/DF), que ficou com a 2ª colocação, após ser derrotada por 0 x 1. O 3º lugar ficou com a equipe da federação do Rio de Janeiro.


"Foram dias muito difíceis para nossa equipe. Apesar da longa viagem, conseguimos ser vistos pelo poder público. Agradeço, em nome da equipe, ao governador do Maranhão, Carlos Brandão, e ao deputado estadual Wellington do Curso, que viabilizaram nossa participação", agradeceu o técnico do Maranhão. 


Mesmo com as dificuldades, Robson disse que valeu a pena todo sacrifício. "A equipe se empenhou e nós somos o 1º time do Nordeste campeão do Brasil. Isso é um marco histórico pra gente e para toda a comunidade surda da região Nordeste. Isso mostra que é possível a gente fazer um trabalho organizado e chegar ao tão almejado título de Campeão Brasileiro de Futebol de Surdos. A Federação Maranhense está cada vez mais forte e isso nos credencia e nos dá força para participar de todas as competições que a CBDS organizar. Voltaremos para casa com a certeza de ter cumprido com sucesso nosso dever, que foi ser campeão do Brasil", declarou ele. 


O capitão da equipe maranhense, William Soares Ferreira, também falou sobre a importância dessa conquista para o Nordeste. "Agradeço primeiro a Deus, porque tivemos um resultado positivo. Participar deste evento foi um desafio muito grande, mas tivemos garra para ganhar. Vencemos as barreiras e fomos campeões. Para nós, levar esse prêmio para o Nordeste é muito importante. É um marco na nossa história. Agradeço a todos da equipe e a todos que acreditaram e nos apoiaram. Esse título é de todos nós!"


A presidente da CBDS, Diana Kyosen, agradeceu os patrocinadores e parabenizou os envolvidos na organização do evento. "A FDSERJ fez um excelente trabalho e todos estão acompanhando o evento com muita animação. Agradeço muito as Loterias Caixa pelo apoio e por ter ajudado no crescimento da CBDS, o que deu mais visibilidade para o desporto de surdos no Brasil. Agradeço também ao Andrigo, presidente da FDSERJ, que tem trabalhado muito em parceria com a CBDS." 


Diana destacou ainda: "esse é o último evento do ano de 2022. Então, estamos fazendo o fechamento do ano, com sucesso. Tenho certeza que 2023 será um ano de muito mais trabalho e reconhecimento e lutas para nossos atletas", concluiu a presidente. 


O evento foi realizado com o apoio da Prefeitura de Rio Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e do Supermercado Terê Frutas, além de patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal. A CBDS também recebeu apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que doou as bolas oficiais.


Outro apoio importante envolveu a equipe da FDSMT/MT, que recebeu a doação de uniformes, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Wilson Santos, graças à intermediação do assessor parlamentar Ríguel Brum.


O presidente da Federação Desportiva de Surdos do Rio de Janeiro (FDSERJ), Andrico Xavier, agradeceu aos envolvidos pela parceria na realização do evento. "Agradeço a CBDS, a prefeitura de Rio Bonito, por meio da Secretaria de Esportes da cidade, e a todos da equipe pela atenção e disponibilidade. Esse evento reuniu muitas pessoas surdas e ouvintes, e isso é muito importante para dar visibilidade. Parabéns."


Confira os resultados dos jogos

Sábado - 10/12/2022

FDSERJ/RJ 3 x 1 FDSMT/MT 

FMDS/MG 4 x 1 FDSES/ES 

FMADS/MA 2 x 0 FDSERJ/RJ

FBDS/DF 3 x 2 FMDS/MG 

FDSMT/MT 2 x 6 FMADS/MA 

FDSES/ES 1 x 7 FBDS/DF 


Domingo - 11/12/2022

FMADS/MA 1 x 0 FMDS/MG 

FBDS/DF (4) 1 x 1 (3) FDSERJ/RJ

FMDS/MG 2 x 6 FDSERJ/RJ

FMADS/MA 1 x 0 FBDS/DF


Confira a classificação geral: 

Campeão: Federação Maranhense Desportiva dos Surdos (FMADS/MA) 

Vice-campeão: Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos (FBDS/DF) 

3º lugar: Federação Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ)

4º lugar: Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS/MG)

5º lugar: Federação Desportiva de Surdos de Mato Grosso (FDSMT/MT) 6º lugar: Federação Desportiva dos Surdos do Espírito Santo (FDSES/ES)

Compartilhe esta postagem