Summer Deaflympics Brasil conquista mais duas medalhas em Caxias do Sul

Summer Deaflympics Brasil conquista mais duas medalhas em Caxias do Sul

Summer Deaflympics
Brasil conquista mais duas medalhas em Caxias do Sul

O quarto dia de competições na 24ª edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Verão, em livre tradução), foi de comemoração para os atletas da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos.

A primeira medalha do dia saiu com o judoca carioca Alexandre Fernandes, de 33 anos, que conquistou o bronze na categoria -90kg. 

Alexandre foi o primeiro brasileiro a conquistar medalha na história da Deaflympics. O feito aconteceu em 2009, na Summer Deaflympics de Taipei (Taiwan), quando Alexandre conquistou a medalha de bronze na categoria -81kg. 

Alexandre conheceu o esporte aos 14 anos e, mesmo sem ter inicialmente o apoio da mãe, que não queria o filho praticando um esporte longe de onde moravam. "Eu vi uma pessoa usando quimono e perguntei o que era aquilo. Aí falaram que era judô. Essa pessoa me mostrou uma medalha e fiquei super interessado. Minha mãe não quis que eu praticasse porque era muito longe de casa. Ela dizia que ia complicar meus estudos", lembra o atleta. Antes do judô, ele praticou natação e futebol de campo. Aos 16 anos, contudo, permitiu-se uma transgressão que mudaria sua trajetória e a história do movimento dos surdoatletas no Brasil. "Fui escondido treinar. Fiz a inscrição. Comecei a praticar. Lutava contra pessoas ouvintes e perdia muito.”

No início da noite, o nadador santista Guilherme Maia, de 33 anos, também conquistou mais um bronze para o Brasil. Mas, desta vez, a medalha foi ainda mais especial, porque pela primeira vez, ele estava com sua mãe, Andrea, na arquibancada. 

“Minha mãe é minha referência. Ela foi minha primeira professora de natação e ainda é minha maior incentivadora”, conta o surdoatleta. 

Maior campeão brasileiro na história da Deaflympics, Guilherme já conquistou seis medalhas: uma de ouro, uma de prata e quatro de bronze. O ouro veio com recorde mundial nos 200m livre da natação para surdos: 1min52s55 na edição de 2017, na Turquia. 

Durante o torneio de Natação, os jovens atletas que treinam no Recreio da Juventude homenagearam Guilherme Maia. Eles escreveram ‘VAI GUI MAIA’, e declararam: “Guilherme é um excelente nadador, ele é uma inspiração pra gente”, declararam.

Outros resultados do Brasil

As seleções de Vôlei entraram em quadra. As meninas venceram o México por 3 x 0 em disputa emocionante no tie break. Já no masculino, o Brasil perdeu para a França de 0 x 3. No Vôlei de Praia masculino, o Brasil perdeu para a Áustria de 0 x 2. 

A seleção de Basquete feminino fez seu jogo de estreia contra a Polônia, e perdeu de 10 x 125. Já a seleção de Basquete masculino, perdeu de 45 x 92 para a Ucrânia. No Handebol feminino, a seleção brasileira perdeu de 18 x 35 para a Turquia. 

No Tênis masculino os brasileiros perderam suas disputas. Felipe de Oliveira Neto perdeu de 2 x 0 para Martin Hong, do Canadá, mesmo placar da partida entre Carlos Alexandre Pucheu contra Gabor Mathe, da Hungria.

Os atletas da seleção de Futebol masculino fizeram bonito e venceram por 1 x 0 a partida contra a Holanda. Por quebra de regulamento por parte da equipe de Camarões, o Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) decidiu alterar o resultado do jogo contra a seleção de Camarões. Com isso, a seleção camaronesa perdeu os pontos do jogo e o resultado oficial passou a ser Brasil 3 x 0 Camarões.

Com isso, o Brasil soma 6 pontos e é o 3° colocado no Grupo B, atrás de Irã e Itália, que também somam 6 pontos, mas têm maior saldo de gols. 

Próximas disputas do Time Brasil

Nesta quinta-feira, 5 de maio, a seleção de Vôlei masculino enfrenta a Itália, às 9h00 (horário de Brasília), na Formação Marcopolo. O Brasil disputa as classificatórias para as finais no Tiro Esportivo. 

A seleção de Futebol feminino enfrenta o Quênia, às 14h00 (horário de Brasília). Já a equipe de Basquete masculino enfrenta a Venezuela, às 15h00 (horário de Brasília), enquanto a equipe de Handebol masculino enfrenta Camarões, às 16h00 (horário de Brasília). 


Confira o quadro de medalhas:

1º - Ucrânia: 19 ouros | 06 pratas | 13 bronzes

2º - Estados Unidos: 06 ouros | 02 pratas | 07 bronzes

3° Japão: 05 ouros | 04 pratas | 04 bronzes

22° Brasil: 03 bronzes

CBDS na 24ª edição da Summer Deaflympic

Em sua 7ª participação no torneio, o Brasil tem sua maior delegação da história, com 325 integrantes, sendo 199 atletas (110 homens e 89 mulheres) e 126 membros da comissão técnica.

Os atletas brasileiros disputam 17 modalidades no masculino e 14 modalidades no feminino. No masculino e feminino: Futebol, Vôlei, Handebol, Basquete, Atletismo, Badminton, Natação, Ciclismo, Mountain Bike, Tiro Esportivo, Orientação, Tênis de Mesa, Judô e Karatê. Só no masculino: Tênis, Vôlei de Praia e Taekwondo.

Todos os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube da XPlay TV, no app Deaflympics da XPLAY TV e no Markket TV (canal 692 da CLARO).

A CBDS tem patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal. Para o evento, a entidade conta com o apoio da Azul Linhas Aéreas, que está transportando toda a delegação técnica e voluntários, além do ICOM-Libras, que disponibilizou a equipe de intérpretes de Libras para a delegação brasileira.

www.cbds.org.br
facebooktwitterinstagramyoutube
CBDS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE SURDOS

Compartilhe esta postagem