Secretário Nacional do Paradesporto se reúne com dirigentes da CBDS

Secretário Nacional do Paradesporto se reúne com dirigentes da CBDS

José Dantas acompanhou algumas disputas e premiações da Surdolimpíada Nacional em São José dos Campos

Durante sua passagem pela cidade de São José dos Campos, cidade que sedia a 3ª edição da Surdolimpíada Nacional, o Secretário Nacional do Paradesporto, José Guedes, acompanhou as disputas de diversas modalidades durante o domingo, dia 5 de dezembro.

No final do dia, o secretário ainda participou de um encontro com dirigentes da Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS) e representantes das federações que participam das disputas na cidade.

Na ocasião, Guedes destacou os objetivos da Secretaria Nacional do Paradesporto, que são: visibilidade, capacitação ou formação e fomento. “Este evento vai trabalhar a visibilidade, que é um dos dos eixos da nossa linha de ação na secretaria”, pontuou, reconhecendo a importância da Surdolimpíada para apresentar o desporto de surdos.

Guedes também falou sobre a criação de uma campanha de inclusão, no dia 3 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Uma das estratégias para garantir visibilidade é a criação da hashtag #paradesportovemprojogo.

“O lançamento da hashtag contou com a produção de dois vídeos com várias pessoas com diferentes deficiências, e contou inclusive com a participação de crianças, porque queremos investir na base para reforçar o paradesporto brasileiro”, explica Guedes.

Para ele, a hashtag é importante, pois reafirma o conceito de que o paradesporto está dentro do processo de inclusão. “Institucionalmente nós já estamos dentro do jogo, mas na prática essa inclusão ainda é muito distante. Então, nós precisamos reforçar isso com a visibilidade, para sensibilizar mais gestores e para que mais ações como essa, da abertura que a Prefeitura de São José dos Campos deu para a CBDS, sediando a Surdolimpíada, aconteça em outros espaços.”

A Surdolimpíada Nacional só foi possível graças ao patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial do Esporte, além da Prefeitura de São José dos Campos, que auxiliou em toda a logística da competição. Para o evento, a CBDS contará com o apoio da Helpvox.

Compartilhe esta postagem